Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Câncer de Próstata e Ansiedade

Psicologia
câncer de próstata e ansiedade

Câncer de Próstata e Ansiedade

Vamos falar de Câncer de Próstata e Ansiedade

 

Receber um diagnóstico de câncer de próstata geralmente causa um impacto muito grande na vida da pessoa, pois esta doença sempre é associada à morte e ao sofrimento e com isso gera sentimentos de medo, angústia e ansiedade.

 Ansiedade é um estado psíquico de apreensão, angústia e medo provocado pela antecipação do futuro de maneira negativa, ameaçadora ou perigosa.

 A palavra “ansiedade” tem origem no latim anxietas, que significa “angústia”, “ansiedade”, de anxius = “perturbado”, “pouco à vontade”, de anguere = “apertar”, “sufocar”.

A ansiedade é uma reação natural do ser humano, útil para se adaptar e reagir diante de situações de medo e ameaça, porém em excesso torna-se patológica e pode interferir no funcionamento saudável e equilibrado da vida do indivíduo.

O adoecimento traz mudanças profundas na vida do indivíduo que afetam sua rotina, sendo necessário canalizar suas energias para  providências importantes como consultas médicas, realização de exames,  mudanças necessárias no seu estilo de vida e também mudança de papeis sociais, por exemplo, no núcleo familiar,  onde antes era o provedor e após o diagnóstico não pode mais prover. Todos esses eventos geram, não somente stress, mas também ansiedade

Devido às alterações do humor do paciente com câncer de próstata, o diagnóstico de ansiedade nestes pacientes pode apresentar algumas dificuldades em função de que alguns sintomas desencadeados pelo câncer  e seus tratamentos, podem se sobrepor aos sintomas de ansiedade, portanto é necessário muito cuidado para identificar o sintoma, para que haja o manejo adequado e suporte emocional efetivo através do tratamento psicológico, pois quando se obtém a diminuição da ansiedade, consegue-se maior adesão aos tratamentos necessários que contribuem para um melhor prognóstico da doença.