Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Treinamento Funcional para Idosos

Ed. Física
Treinamento Funcional

Treinamento Funcional para Idosos

Treinamento Funcional para Idosos

 

Treinamento Funcional : O envelhecimento é um processo multifatorial, gradual e irreversível, que envolve alterações estruturais e funcionais inerentes a todos os seres vivos, induzindo perda de capacidade adaptativa, aumento da suscetibilidade à doenças crônicas não-transmissíveis, disfunções osteomusculares e metabólicas, prejuízos na funcionalidade e na qualidade de vida.

A capacidade funcional pode ser entendida como a competência fisiológica em realizar atividades da vida diária com autonomia, segurança, independência e sem fadiga excessiva.

O declínio da capacidade funcional pode ser explicado em grande parte pela perda de eficiência dos sistemas cardiorrespiratório, neuromuscular, osteoarticular e sensorial induzida pelo processo de envelhecimento associado à redução do nível de atividade física habitual.

Portanto, a redução nos níveis de força e potência muscular, na aptidão cardiorrespiratória, no equilíbrio e em outras variáveis que estão relacionadas à funcionalidade será gradativamente observada durante a vida, caso tais capacidades não sejam estimuladas adequadamente.

Treinamento Funcional

Adicionalmente, o comportamento sedentário acelera o declínio físico e funcional do processo de envelhecimento, aumentando as dificuldades para se realizar tarefas muitas vezes de baixa complexidade, tais como caminhar, transportar objetos leves, calçar meias e sapatos, tomar banho, levantar-se da cadeira, entre tantas outras, resultando muitas vezes em perda da autonomia e da auto-estima e, eventualmente, em morte prematura.

Por outro lado, os efeitos deletérios do envelhecimento têm sido tratados em grande parte das situações por meio de intervenções farmacológicas e cirúrgicas que apesar de serem estratégias importantes ou, até mesmo, fundamentais em diversas situações, poderiam ser evitadas em muitas outras por meio de mudanças no estilo de vida, incluindo o envolvimento com programas regulares de exercícios resistidos, cujos benefícios são bastante conhecidos, particularmente, em idosos.

Nesse sentido, parece que o grande segredo para se alcançar um envelhecimento bem sucedido seja a adoção de um estilo de vida saudável, que agregue à prática regular de exercícios físicos, maiores níveis de interação social e uma alimentação balanceada e adequada às necessidades pessoais.

O envolvimento de idosos com programas regulares de exercício físico que estimulem o sistema neuromuscular pode atenuar os declínios funcionais associados ao envelhecimento e contribuir para uma vida mais saudável e independente.

A estruturação de programas de treinamento para o sistema neuromuscular tem sido baseada na funcionalidade, muitas vezes com o uso de exercícios e movimentos considerados funcionais para as necessidades específicas da vida diária do idoso. Esse conceito de treinamento é, atualmente, denominado treinamento funcional ( Treinamento Funcional ).

O Treinamento Funcional é um método sistematizado de exercícios multifuncionais. Este tipo de treinamento se baseia na aplicação de exercícios integrados e multiarticulares, combinados a movimentos de aceleração, redução e estabilização, que tem como objetivo principal aprimorar a qualidade de movimento, melhorar a força da região da região central do corpo (core) e a eficiência neuromuscular, além de se adaptar as necessidades específicas de cada indivíduo.

Considerando o interesse de idosos para a prática do Treinamento Funcional, os possíveis benefícios desta prática, em particular, para essa população e a ausência de informações mais consistentes sobre o impacto da aplicação deste método de treinamento, o objetivo da presente revisão é analisar as informações disponíveis na literatura, até o presente momento, sobre os possíveis efeitos do Treinamento Funcional sobre a composição corporal, aptidão física relacionada a saúde e cognição de idosos, bem como apresentar um protocolo de Treinamento Funcional que possa ser aplicado com segurança nesta população.