Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Exercícios físicos e sua importância para nossa vida

Educação Física
A prática dos Exercícios Físicos

Exercícios físicos e sua importância para nossa vida

Saiba quais são os benefícios dos exercícios físicos

Ao longo dos últimos anos, a prática regular dos exercícios físicos tem sido reconhecida como uma alternativa não medicamentosa ao tratamento e prevenções de doenças crônico-degenerativas promovendo a saúde e a sensação de bem-estar com benefícios evidentes tanto na esfera física quanto cognitiva.

Tais benefícios classicamente têm sido descritos como importantes para a manutenção de aspectos da qualidade de vida e bem-estar, no entanto, pouco se conhece sobre as diferentes formas de prescrição para obtê-los como, por exemplo, o exercício físico de alta intensidade.

A atividade física de alta intensidade é recomendada de forma explícita para população adulta, devido a fatores como um possível reconhecimento da preferência de parte da população adulta por tal atividade, além do exercício intenso quando associado ao exercício moderado, proporcionar ao longo do tempo uma manutenção da saúde e redução de doenças crônicas e morte prematura.

A importância do Exercício Fìsico
Além de tais exercícios associados à prática dos exercícios físicos intensos, a falta de tempo disponível como um dos obstáculos mais citados para praticar exercícios regulares, tornando o exercício de alta intensidade uma opção para manutenção da forma física pelo menor tempo necessário em sua execução, para promover benefícios à saúde, quando comparado a exercícios de intensidade leve a moderada.

Sabe-se que a maioria das pessoas experimenta sensação de bem-estar após o envolvimento em exercícios físicos.

Dentre os diversos fatores envolvidos nesse sentimento de bem-estar, pode-se citar a comprovada existência de uma relação positiva entre medidas afetivas e exercício físico.

Nesse sentido, o envolvimento de indivíduos com exercícios físicos, está associado a maiores níveis de satisfação com a vida e felicidade.

Ainda na associação do exercícios físicos a benefícios promovidos na esfera física e cognitiva, o estado de humor, que pode ser entendido como um conjunto de sentimentos subjetivos e visto como uma representação da saúde psicológica do indivíduo aparece interagindo com o bem-estar, apresentando alterações frente a diferentes formas de prescrição do exercício físico.

Portanto, esclarecer os efeitos da alta intensidade do exercício físico no bem-estar e no humor será importante para o auxílio na elaboração de estratégias que poderão ampliar e aprimorar a prescrição do exercício físico para os indivíduos jovens.