Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Entenda o que é Dismorfia Muscular

Fisioterapia
Dismorfia Muscular

Entenda o que é Dismorfia Muscular

O que é Dismorfia Muscular?

 

Dismorfia Muscular – O modo pelo qual o corpo se apresenta para si se entende por imagem corporal (IC), ou seja, é a figuração do corpo formada na mente.

Define-se Imagem Corporal a construção multidimensional que descreve a estrutura corporal e a aparência física em relação a si mesmo e aos outros. Com base nestes conceitos, evidencia-se que a Imagem Corporal é um importante componente da identidade pessoal.

Diversos fatores influenciam na formação da Imagem Corporal, como: sexo, idade, meios de comunicação e até mesmo crenças inseridas em uma cultura.

Ao longo do tempo a imagem do corpo saudável tem sofrido alterações. E o descontentamento com a aparência visual do corpo, bem como o condicionamento midiático está levando indivíduos a se exercitar para cuidar de seus corpos.

Dismorfia Muscular
Tendo em vista o aumento desse descontentamento com a forma física, visando alcançar um padrão de beleza imposto pela sociedade, estudos têm demonstrado uma insatisfação com a Imagem Corporal e ela é observada tanto em indivíduos com transtornos alimentares, quanto em pessoas saudáveis de diferentes estratos da população.

Estudos ao investigar sobre esse tema relacionam a prevalência de insatisfação corporal com distúrbios alimentares, incidência de depressão, e ainda como um fator de risco para a saúde mental.

Os brasileiros vêm alterando seus hábitos corporais, pois o padrão de beleza difundido pelos meios de comunicação faz crescer a preocupação com a forma física.

Para as mulheres o tipo físico ideal é um corpo mais magro e menos volumoso, já os homens querem um corpo mais forte e musculoso além de um baixo percentual de gordura.

A preocupação excessiva com o corpo se manifesta diferente nos homens em relação às mulheres.

Chamando a atenção em relação ao sexo masculino um novo quadro chamado Vigorexia ou Dismorfia Muscular.

Dismorfia muscular se dá pelo atributo de uma distorção específica da auto-imagem Corporal. Ela é uma distorção da Imagem Corporal onde há uma preocupação de não ser musculoso o bastante em todo o corpo.

De uma maneira geral quem apresenta esse distúrbio utiliza mais anabolizante, apresenta alterações radicais na dieta, além de transtornos de humor, ansiedade e alimentares.

Nesses casos é fundamental o acompanhamento de uma equipe multifatorial, bem como um profissional em educação física, nutricionista e psicóloga.