Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Depressão e Emagrecimento

Psicologia
Depressão e Emagrecimento

Depressão e Emagrecimento

Depressão e Emagrecimento

 

A depressão é uma doença muito comum; por conta disso, acaba sendo banalizada. Nem toda tristeza é depressão. Todos passamos por momentos difíceis e, vez ou outra, nossa alegria e disposição diminuem.

Entretanto, quando diagnosticada corretamente, é uma doença como qualquer outra e, assim como uma pneumonia ou laringite, precisa de tratamento – do contrário, piorará e poderá ter consequências drásticas.

Listamos aqui alguns sintomas para que você fique de olho e entenda a relação entre depressão e a dificuldade para emagrecer.

 

1- Desânimo crônico

Num quadro de depressão, mesmo as atividades de lazer parecem obrigações. Tornamo-nos apáticos perante a vida e tudo perde o brilho. É por isso que é muito comum que o depressivo passe boa parte do tempo em casa, deitado em sua cama e longe da academia.

2- Insônia ou sono excessivo

Muitas vezes, é possível ter os dois sintomas ao mesmo tempo: a sonolência durante o dia faz com que o depressivo evite atividades estimulantes. Não sendo estimulado, não está cansado o suficiente durante a noite para dormir e, não raro, passa a noite em claro ou acordando de tempos em tempos. Também é possível não dormir de forma alguma (mesmo durante o dia), ou o tempo todo (inclusive a noite inteira). A falta de regularidade no sono estimula a produção do hormônio cortisol, que dificulta o emagrecimento.

3- Irritabilidade

Nem sempre a depressão se mostra através da apatia: em alguns casos, pessoas relatam irritação constante por motivos banais.

4- Dores físicas

Aqui a lista é enorme: a angústia pode levar a praticamente qualquer dor ou desconforto físico. Se você sente algo, já passou por vários médicos e não encontrou a causa, desconfie.

5- Pessimismo profundo

O depressivo raramente crê que algo vai dar certo. Costuma abandonar compromissos ou sequer assumí-los. Isso se aplica a reeducação alimentar e quaisquer cuidados com a saúde.

 

A depressão também costuma mexer com os hábitos alimentares. Raramente um depressivo consegue se ocupar de uma alimentação saudável e balanceada. Normalmente come-se o que têm à disposição, ou mesmo perde-se o apetite – o que causa uma perda de peso nada saudável, onde mantém-se o tecido adiposo e perde-se massa muscular e óssea, essenciais para a saúde.

A depressão é passível de tratamento com ou sem medicação, variando de acordo com o quadro. Caso tenha se identificado com algum aspecto, um bom psicólogo te ajudará a entender melhor a doença, o que te levou a ela e como sair desse estado. Não hesite em procurar ajuda!

Se este post te ajudou de alguma forma, não deixe de curtir, comentar e compartilhar.

Até a próxima!

Depressão e Emagrecimento