Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

NÚCLEO DE PSICOLOGIA E PSIQUIATRIA

Tratamentos de Reabilitação Psicológica do Paciente Oncológico e seus Familiares:

Tratamento de reabilitação psicológica do paciente oncológico e seus familiares

O diagnóstico do câncer, bem como o seu tratamento, desencadeiam estados emocionais como stress, angústia, ansiedade e depressão excessivos e contínuos no processo do adoecer para os pacientes e suas famílias, mesmo quando o tratamento é bem sucedido, pois a ameaça da recorrência da doença existe e gera cada vez mais esses sintomas que precisam ser amenizados para melhorar o seu  prognóstico e a qualidade de vida destes pacientes e seus familiares. Acesse aqui e saiba os Objetivos do tratamento de Reabilitação Psicológica do Paciente Oncológico.

 

Tratamentos para Depressão:

Utilizamos como base a abordagem cognitivo-comportamental aliado a outras abordagens inovadoras como a terapia do esquema, que utiliza aspectos psicodinâmicos, técnicas vivenciais e a importância da relação terapêutica e do vínculo. A utilização de diferentes olhares são essenciais no processo de alívio dos sintomas, identificação dos pensamentos disfuncionais e de crenças construídas desde a infância, desconstruindo padrões e ampliando seus estilos de enfrentamento e desenvolvendo formas mais realistas de perceber a si mesmo, aos outros e ao mundo, tendo como objetivo uma consciência psicológica mais abrangente.

É um tratamento breve que varia de 5 a 10 sessões ou mais, dependendo da disponibilidade do paciente. A Psicoterapia Breve trabalha em pouco tempo, de forma focada na questão principal que gera mais sofrimento emocional e o fortalece para continuar o processo de autoconhecimento e o cuidado de si fora do SPA.

Depressão: A Depressão afeta muitas pessoas ao redor do mundo e há inúmeras causas relacionadas à doença. Eventos da vida como morte, separações, conflitos, nascimentos, perdas e doenças aliadas a questões sociais, culturais podem levar a depressão

O tratamento consiste em investigar esses eventos (pensamentos negativos, sentimentos e comportamentos) e ajudar o paciente a entender e elaborar essas situações de uma forma que possa adotar estilos de enfrentamento mais saudáveis e positivos a respeito de sua vida. O tratamento da Depressão no SPA Sorocaba combina psicoterapia breve, medicação se for necessária, exercícios físicos, dieta equilibrada e relaxamento.

 

Tratamentos para Ansiedade e Insônia:

Ansiedade: Todos nós temos ansiedade, a diferença está em quanto ela ajuda ou prejudica a nossa vida. Há pessoas que sofrem de ansiedade moderada ou grave e se não tratada, pode levar a uma ansiedade crônica. Quem sofre de ansiedade tem dificuldades de viver o tempo presente, ficando presas no passado ou querem adiantar o futuro.

Muitas vezes são incapazes de relaxar ou de realizar atividades e projetos de vida. No tratamento breve da Ansiedade avaliamos o nível de ansiedade e utilizamos técnicas de auto-observação, reestruturação cognitiva e da rotina para manejar os níveis de ansiedade e ao mesmo tempo trabalhar as questões emocionais envolvidas. O tratamento da Ansiedade no SPA Sorocaba combina psicoterapia breve, medicação se for necessária, exercícios físicos, dieta equilibrada e relaxamento.

 

Insônia: A insônia está intimamente ligada a ansiedade na maioria das vezes. Muitas pessoas sofrem de insônia e sabemos quanto a qualidade do sono é importante para o bem-estar físico e emocional

Orientamos o paciente a respeito da HIGIENE DO SONO, cujo objetivo é investigar suas causas, orientar o paciente para a autoavaliação do sono, identificar pensamentos distorcidos e substituí-los por outros mais racionais e construtivos, eliminar hábitos incorretos e desenvolver habilidades para o relaxamento e manejo de situações de conflito, ansiedade, depressão e stress que influenciam a qualidade do sono.

O tratamento da Insônia no SPA Sorocaba combina psicoterapia breve, medicação se for necessária, exercícios físicos, dieta equilibrada e relaxamento.

 

Tratamentos para Controle e Redução de Stress e Tabagismo:

Controle e Redução do Stress:  Stress é um processo psicofisiológico e hoje afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. O nosso corpo todo está interligado e as nossas emoções afetam diretamente todos os nossos órgãos. Por essa razão é muito importante que saibamos lidar com as nossas emoções e pensamentos. O Stress está relacionado com inúmeras doenças graves como  câncer e as doenças autoimunes, entre outras. O tratamento consiste em desenvolver e treinar habilidades para lidar melhor com as pressões do dia a dia evitando que prejudique a saúde física e emocional.

O tratamento do stress tem como objetivo gerar mudanças no estilo de vida, a fim de que o indivíduo possa obter sucesso nas áreas afetiva, familiar, profissional e social. O tratamento do Stress no SPA Sorocaba combina psicoterapia breve, medicação se for necessária, exercícios físicos, dieta equilibrada e relaxamento.

 

Tabagismo: O tabagismo está relacionado com inúmeras doenças e precisa ser enfrentado. No Brasil e no mundo há inúmeras campanhas de prevenção. Vimos que nos últimos anos, os fumantes diminuíram, porém a taxa ainda é alta. O tratamento consiste em entender toda a história de vida do paciente, identificar pensamentos disfuncionais que reforçam a dependência, promover e manter a motivação e aderência ao tratamento, desenvolver habilidades para enfrentar situações de risco de recaída, estratégias de enfrentamento de barreiras, controle de estados depressivos e de ansiedade anteriores ou decorrentes ao tratamento.

Em muitos casos, o tabagismo está ligado a outras doenças como depressão, por exemplo. O tratamento do tabagismo no SPA Sorocaba combina psicoterapia breve, medicação se for necessária, exercícios físicos, dieta equilibrada e relaxamento. Em nossa experiência, essa combinação com a vontade do paciente se mostra muito efetiva em muitos casos.

 

Tratamentos para Reeducação Alimentar:

Reeducação Alimentar: A Obesidade é uma doença crônica, multifatorial e vem crescendo no Brasil e no mundo. Os nossos pensamentos e as nossas emoções influenciam de forma direta o nosso comportamento alimentar. Pensamentos disfuncionais e a dificuldade de identificar emoções positivas ou negativas contribuem para que a pessoa desenvolva um comportamento alimentar patológico. O desenvolvimento de um estilo de pensamento saudável contribui para a mudança dos seus hábitos alimentares.

O objetivo da terapia é entender a função dos comportamentos e sentimentos, promover a autoestima, o controle sobre as decisões alimentares e a motivação para a mudança se torne possível no contexto e na rotina de cada pessoa. A terapia contribui para a reflexão e o desenvolvimento de novos conceitos sobre a alimentação. O tratamento é direcionado a adultos, crianças e adolescentes.