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Insônia

Psicologia
Insônia

Insônia

 

A insônia é um grave problema que acomete cerca de 40% dos brasileiros, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde. Ela traz muitos malefícios, que vão desde a indisposição durante o dia até aumentar o risco cardiovascular, sem falar no prejuízo ao emagrecimento.

A Insônia pode ter muitas origens diferentes: entre elas estão causas físicas, como a apneia, por exemplo, bem como doenças mentais (como depressão ou ansiedade), ou mesmo ambientais.

A terapia cognitivo-comportamental vem se monstrando uma importante ferramenta para as insônias de origem ambiental ou por doença mental. Uma das estratégias mais faladas é a Higiene do Sono: através dela podemos investigar, juntamente ao paciente, as possíveis causas da alteração e propôr mudanças.

Na higiene do sono, o ambiente é um dos principais fatores a ser considerado. O ser humano ainda não se adaptou ao advento da energia elétrica e o corpo ainda responde mal ao hiper estímulo que recebe pela iluminação artificial. Antigamente, após o sol se pôr, o destino natural era a cama.

Hoje em dia, com o aumento das atividades noturnas – que vão desde estudo a trabalho, passando pela diversão e até as academias 24h – tendemos a ficar cada vez mais ligados e agitados, o que prejudica a fabricação de melatonina, o hormônio do sono.

Uma dica, então, é ajustar a rotina para que possamos nos deitar por volta do mesmo horário e que este contemple no mínimo 6 horas diárias de sono (sendo que a quantidade ideal de horas varia de pessoa a pessoa, entre 6 e 9).

Além disso, é importante que o ambiente esteja calmo, sem televisão ligada, e que o celular fique bem longe, para que resistamos à tentação de navegar na internet ou trocar mensagens noite adentro. Para a maioria das pessoas, também faz bem deixar o ambiente totalmente vedado da luz, remetendo à época citada anteriormente, em que a única opção da noite era dormir.

A alimentação também pode afetar a qualidade do sono, além do horário da atividade física, ou mesmo o próprio sedentarismo. Muitos são os fatores que podem estar impedindo seu verdadeiro descanso, e muitas vezes a pessoa passa tanto tempo sofrendo de insônia que até se acostuma a ela.

É importante, porém, ter consciência do peso que uma noite bem dormida tem numa vida saudável e, em caso de insônia, procurar a ajuda de um bom profissional!

 

Insônia - Como combater

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