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Orientações para Higiene do Sono

Sono, dormir melhor

Orientações para Higiene do Sono

Estas orientações para higiene do sono podem ajudar a ter melhor qualidade de sono, independente do problema apresentado:

  1. Procure deitar e se levantar em horários regulares todas as noites;
  2. Vá para a cama somente quando estiver sonolento, com sono;
  1. Não use a cama para leitura, ver televisão ou alimentar-se, prefira a sala ou outro ambiente. A cama deve estar relacionada como ato de dormir;
  1. Evite ficar na cama sem dormir. Se necessário levante e faça uma atividade calma até ficar sonolento novamente. Ficar na cama rolando de um lado para outro gera stress e piora a insônia;
  1. Estabeleça um ritual de relaxamento antes de se deitar; um banho quente, diminuir a luminosidade do quarto enquanto se prepara para deitar;
  1. Evite uso de álcool e de cafeína pelo menos 6 horas antes do seu horário de dormir;
  1. Não se alimente próximo ao horário de dormir;
  1. Evite cochilos durante o dia; eles atrapalham seu sono à noite;
  1. Procure se ocupar durante o dia, evitando o ócio;
  1. Faça atividades físicas regularmente, porém evite exercícios fortes no final do dia, prefira os períodos da manha ou almoço. No final do dia, os exercícios precisam ser mais leves como alongamento ou caminhadas, e pelo menos 4 horas antes de dormir.

Assista também: Postura Corporal

Veja também: Shiatsu

Cláudia P.S. Nogueira 

Psicóloga – CRP: 06/32758

Centro de Psicologia – SPA SOROCABA                                                

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