Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Spa para emagrecer

Spa para emagrecer. O melhor spa médico para emagrecer

Spa para emagrecer

Sua mente merece um Spa para Emagrecer!

Quando falamos em spa, normalmente pensamos em resorts para obesos mórbidos ou centros de relaxamento voltados à estética. São duas opções possíveis, mas um bom spa para emagrecer é aquele que vai ao cerne da questão, o que abordaremos a seguir.

Tanto a estética quanto o peso estão diretamente relacionados ao nosso comportamento. É fato que hábitos saudáveis levam a uma boa forma física, bem como uma boa aparência da pele, dentes, cabelos, unhas, etc. Os bons hábitos também têm outra vantagem: eles se retroalimentam; quando não nos sentimos bem com nosso peso e aparência, a tendência é compensarmos nossa frustração com prazeres imediatos, como alimentos calóricos, bebidas alcoólicas, consumo de cigarros, sedentarismo, ou até mesmo drogas ilícitas. Todos esses comportamentos citados trazem bem estar.

Mas, analisando racionalmente, será que eles valem a pena? Não é difícil concluir que não. Em geral, após comermos ou bebermos excessivamente, consumirmos cigarros, drogas, ou escolhermos uma tarde no sofá ao invés da atividade física, tendemos a acumular gordura, a pele fica menos viçosa, os tecidos mais flácidos, e nossa autoestima, que já não estava lá muito bem, piora. O caminho natural é desanimar ainda mais e agravar o quadro.

Esse círculo vicioso atinge a grande maioria da população. Quanto paramos para pensar sobre como temos tratado nós mesmo, percebemos erros e marcamos mudanças radical para a próxima segunda-feira. Às vezes, até colocamos os planos em prática. Alguns resistem por dias, outros semanas. Raros passam de meses. O que, então, acontece dentro de nós? Será que somos todos uns relaxados incorrigíveis?

A resposta é um grande e sonoro não. Quando tentamos repetidamente mudar nossos comportamentos, isso não se concretiza, devemos olhar o que está por trás desse(s) comportamento(s).

A força do Pensamento

Todos nós pensamos, o tempo todo, querendo ou não. A mente é extremamente rápida; imagine que alguém te diz, nesse momento: “não pense num elefante branco”. Qual imagem você acabou de visualizar? Ele mesmo, o famigerado elefante. A brincadeira mostra o pouco controle que temos sobre o que pensamos.

A grande maioria dos nossos pensamentos passa desapercebida ao longo do dia – e todo comportamento é precedido por um pensamento. Logo, as decisões que tomamos – comer ou não aquele prato gorduroso, fumar o cigarro depois do café, encher o copo de cerveja novamente após já ter consumido vários – são movidas por algo que passa pela nossa cabeça sem que nos demos conta. “Já saí da dieta, mesmo!” – pensa o obeso antes de repetir o prato. “Se eu não sair pra fumar não consigo relaxar!” – diz o workaholic. “Não consigo interagir nos eventos sem estar alcoolizado” é uma frase clássica de pessoas que não lidam bem com a timidez. E daí por diante, podemos citar inúmeros pensamentos que aparentemente são inocentes, mas que nos levam a comportamentos contraproducentes e geram o tal círculo vicioso da baixa autoestima.

É aí que entra a importância de ir à raiz dos problemas no que diz respeito à saúde: a mudança de comportamento. A terapia tem um papel fundamental nessa mudança, pois é o que vai te possibilitar analisar a fundo o que se passa internamente e fazer as substituições por cognições mais saudáveis. Quando ela acontece num espaço acolhedor, longe das tentações e que proporciona essa contenção aos impulsos, como um spa para emagrecer, torna-se ainda mais fácil e rápida.

Por quê um Spa Médico para emagrecer?

No Spa Sorocaba trabalhamos com a Terapia Cognitivo-Comportamental. Na TCC, como é popularmente chamada, os pensamentos sabotadores são trazidos à tona e questionados. Por exemplo: “Se eu não sair para fumar vou passar o dia todo estressado, trabalhando ininterruptamente”. “O que mais posso fazer para dar uma pausa no serviço além de fumar? Caminhar por 5 minutos, alongar meu corpo, um copo de água gelada, talvez? Meu trabalho é necessariamente estressante ou estou me pressionando além da conta? Estou sobrecarregado ou sei delegar tarefas? Sou assim em todas as áreas da minha vida? Quando esse comportamento começou a se manifestar?”.

Questionar uma afirmação até entender o que a construiu é uma das técnicas da TCC. Além dela existem muitas outras, como o registro de pensamentos disfuncionais, onde o paciente aprende a perceber a autossabotagem se manifestando e observar suas consequências; a dessensibilização sistemática, utilizada no enfrentamento a fobias; o questionário de esquemas, onde é identificada uma (ou mais) tendência(s) de reação emocional aos fatos; o Relaxamento Progressivo de Jacobson, popular entre pessoas ansiosas e tensas, ou mesmo no tratamento de insônia, etc. São muitas as possibilidades dentro da terapia cognitivo-comportamental para uma abordagem direta e eficaz do problema.

Então voltamos ao ponto primordial: o spa médico pode, sim, ser um spa para emagrecer, um spa para idosos, reabilitação, cuidados estéticos, entre outras finalidades, sem dúvida; mas nada disso perdura se não nos olharmos a fundo e entendermos o caminho que nos levou até ali. O tratamento psicológico faz-se, então, fundamental.

O acompanhamento psiquiátrico

É bom ressaltar que muitas vezes necessitamos de um tratamento conjunto com a Psiquiatria. Em casos onde é diagnosticada a compulsão alimentar, por exemplo, ou uma depressão profunda, não é possível a remissão do comportamento sem o auxílio da medicação, uma vez que a química cerebral já foi afetada. A Psiquiatria, no Spa Sorocaba, trabalha de mãos dadas com a Psicologia para que os resultados sejam os melhores e mais duradouros possíveis.

Quando todas essas mudanças são reforçadas positivamente pelo ambiente – como num spa para emagrecer, onde existe a alimentação balanceada, a atividade física com acompanhamento profissional, tratamento estéticos e relaxantes, atividades recreativas, entre outros, tendemos a responder de forma muito mais aberta e profunda ao tratamento psicológico.

Portanto, quando pensar em Spa para emagrecer, lembre-se que a saúde começa na