Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
Em 17 de maio é comemorado o Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hipertensão não tem atacado somente pessoas adultas ou idosas. Cada vez mais o público jovem (crianças e adolescentes) tem apresentado alteração na pressão arterial.
A hipertensão é uma doença crônica, silenciosa, complexa e perigosa. Ela tem controle, mas não tem cura.
Pode ser herdada dos pais, entretanto, fatores comportamentais de risco interferem para que ela se instale e cause danos ao coração, cérebro, vasos sanguíneos, olhos e paralisação dos rins. Estes fatores comportamentais de risco estão associados ao consumo de cigarro e de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, sedentarismo, além da incidência ser maior na população negra e aumentar com a idade, sendo maior entre homens com até 50 anos, mulheres acima de 50 anos e em pacientes diabéticos.
O tratamento do hipertenso deve ter uma abordagem multiprofissional, onde o tratamento médico e farmacológico é realizado com remédios que ajudam a controlar a pressão, estados depressivos e de ansiedade anteriores ou decorrentes ao diagnóstico.
É de grande importância o tratamento psicológico aos pacientes hipertensos, o qual, proporcione um espaço em que possam refletir, processar e expressar seus medos e angústias em relação à doença e desenvolver estratégias para lidar com essa nova condição de vida. Pacientes que recebem apoio psicológico apresentam aumento nos níveis de adesão ao tratamento, resistência às situações de risco e controle dos impulsos, assim sendo, maiores condições de enfrentamento da doença e de sua reabilitação física e emocional.
O tratamento psicológico visa também, promover e manter a motivação do paciente, aderência ao tratamento, treinar habilidades para resistir as situações de risco, controle do stress e de estados depressivos e de ansiedade, além de adotar um estilo de vida mais saudável como parar de fumar, ter uma dieta equilibrada, moderar o consumo do sal e de álcool, praticar atividade física, reduzir o excesso de peso, controlar o diabetes e o nível de stress, desfrutar de momentos de lazer e relaxamento e cultivar a espiritualidade, ações que tornam os aspectos psicológicos e comportamentais mais adequados à condição do paciente hipertenso.
O Núcleo de Psicologia e Psiquiatria do SPA Sorocaba Saúde Emocional oferece acompanhamento médico e psicológico desenvolvidos de acordo com as necessidades de seus pacientes, com o objetivo de promover um estilo de vida saudável mais adequado à condição do paciente hipertenso e que pode contribuir no seu tratamento, melhorar sua qualidade de vida e seu bem-estar.