Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Você sabe o que é artrose?

Fisioterapia
Artrose

Você sabe o que é artrose?

Você sabe o que é artrose?

A artrose, também chamada de osteoartrite, é uma doença que ataca as articulações promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, mas que também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial. A cartilagem articular tem por função promover o deslizamento, sem atrito, entre duas extremidade ósseas durante o movimento de uma articulação. Seu comprometimento pode gerar dor , inchaço e limitação funcional. Apesar de poder danificar qualquer junta do corpo, a artrose afeta mais comumente as articulações das mãos, da coluna, joelhos e quadris. A artrose piora progressivamente com o tempo, e não existe cura. Mas os tratamentos podem retardar a progressão da doença, aliviar a dor e melhorar a função articular.

Fatores que aumentam o risco de artrose incluem:

Idade avançada: o risco de artrose aumenta com a idade, geralmente  mulheres são mais propensas a desenvolver artrose, embora não seja claro o porquê. Deformidades ósseas algumas pessoas nascem com articulações malformadas ou cartilagem defeituosa, o que pode aumentar o risco de artrose.

Lesões nas articulações: ferimentos que acontecem na prática de esportes ou em acidentes, por exemplo, podem aumentar o risco de artrose.

Obesidade é outro fator importante, carregar mais peso corporal coloca pressão adicional sobre as articulações que suportam o peso, como joelhos.

Certas profissões: se o seu trabalho inclui tarefas que envolvem esforço repetitivo em um conjunto particular, essa articulação pode, eventualmente, desenvolver artrose.

A fisioterapia é um tratamento muito importante para quem tem artrose , pois os exercícios e manipulações feitos pelo fisioterapeuta ajudam a diminuir a inflamação, alinhar as articulações e fortalecer a musculatura, de forma que há menos sobrecarga e dor.

A prática de atividades físicas também é importante para tonificar os músculos e manter a estabilidade das articulações, e o melhores tipos de exercícios são a natação e hidroginástica, pois as atividades na água trabalham os músculos com o menor impacto para as articulações.

Artrose