Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

O que é Obesidade?

O que é obesidade

O que é Obesidade?

O que é Obesidade

O que é obesidade? – A Obesidade já e considerada como uma epidemia mundial e pode ser definida como o acumulo excessivo de gordura no tecido adiposo. As principais causas dessa doença crônica são o sedentarismo e os maus hábitos alimentares. As consequências da obesidade são diabetes tipo 2, doenças cardíacas, hipertensão, dentre outras. Ha dois fatores determinantes principais que resultam em um balanço energético positivo: aumento na ingestão de energia ou diminuição no gasto energético.

Sabemos da importância da musculação no processo de emagrecimento para mulheres obesas porque além de melhora metabólica, controle e tratamento de várias patologias, também está associado a melhora de autoestima.

Classificação

O gasto energético do ser humano depende basicamente de três componentes: a taxa metabólica basal, a atividade física e o efeito térmico dos alimentos. A obesidade pode ser classificada como exógena causada pela ingestão calórica excessiva, ou como endógena, (causada por distúrbios hormonais ou metabólicos). Outra classificação existente e a obesidade ginoide, que é caracterizada pelo acumulo de gordura na região inferior do corpo, e a obesidade androide, marcada pelo excesso de gordura na região central do corpo.

No Brasil, a obesidade apresenta uma maior prevalência na população mais pobre, fator que este diretamente ligado com o nível de escolaridade, e na população feminina.

 

 

O que é obesidade

 

O exercício físico constitui o fator mais variável no balanço energético diário, além de produzir adaptações orgânicas. A prática regular de atividade física traz vários benefícios para a perda e manutenção do peso. Um conjunto de exercícios aeróbicos e exercícios com peso têm sido sugeridos por estudos recentes para o emagrecimento em indivíduos obesos. Essa combinação resulta em melhorias no consumo de oxigênio, força máxima, resistência muscular localizada e manutenção da massa magra.

É importante ressaltar a necessidade em fazer exames médicos e o acompanhamento de nutricionista e um profissional de educação física especializado no tratamento de pessoas obesas na prescrição das atividades físicas.

Veja também Obesidade, como diagnosticar e tratar?