Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Para que servem as emoções?

Psicologia
Para que servem as emoções

Para que servem as emoções?

Para que servem as emoções?

As emoções têm como função: Preparar nosso organismo para criar um impulso à ação diante de situações vitais relevantes para a sobrevivência individual e da espécie;

Energizar e ampliar outras funções psicológicas, como pensamento, vontade, imaginação,  concentração, raciocínio, o sonho e até outras emoções;

Manter a saúde física. A sua expressão plena permite ao organismo regular-se automaticamente;

Provocar mudanças psicológicas e impulsionar o desenvolvimento da personalidade individual e da espécie;

Permitir a comunicação interpessoal, a manutenção das relações íntimas e ajuda no controle das relações sociais, isto é, formas de expressão típicas que indicam aos outros as próprias intenções (quando alguém sorri para nós, automaticamente supomos que tem uma postura amigável) pilares da vida em comunidade;

Possibilitar a avaliação dos estímulos do ambiente de maneira extremamente rápida.

Inteligência emocional é simplesmente o uso inteligente das emoções, isto é , fazer intencionalmente com que suas emoções trabalhem a seu favor, usando-as como uma ajuda para direcionar seu comportamento e raciocínio para aprimorar sua performance.

É um conceito relacionado com a chamada “inteligência social”, que foi criado pelo psicólogo  Daniel Goleman.

Descreve a capacidade de reco nhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade, se motivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões.

Entre as características da inteligência emocional está a capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas, praticar a espiritualidade, a gratidão e motivar as pessoas, além de outras qualidades que possam ajudar a encorajar outros indivíduos.

O “controle” das emoções e sentimentos, com o intuito de conseguir atingir algum objetivo, atualmente, pode ser considerado como um dos principais trunfos para o sucesso pessoal e profissional..

 

Para que servem as emoções

 

A forma como avaliamos situações com as quais nos deparamos em nossas vidas são moldadas não só pelos nossos pensamentos, interpretações, julgamentos, mas também pelas nossas emoções.

As crenças que temos sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre o futuro, determinam o modo como nos sentimos: o que e como as pessoas pensam afeta profundamente o seu bem-estar emocional. (Aaron Beck).