Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Algumas influências negativas na qualidade do seu sono

Psicologia
ALGUMAS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS NA QUALIDADE DO SEU SONO

Algumas influências negativas na qualidade do seu sono

Algumas influências negativas na qualidade do seu sono

As exigências da atualidade faz com que as pessoas durmam cada vez menos. Isto influência na qualidade do sono e muitas vezes faz com que as pessoas durmam menos ou apresentem um sono improdutivo, o que resulta em efeitos danosos ao organismo, incluindo prejuízos cognitivos, irritação, diminuição da concentração e a liberação de cortisol e ACTH , hormônios relacionados com o stress.

O terror no turno é um distúrbio do sono, onde ocorre um despertar abrupto acompanhado de gritos de pânico. Durante o episódio é difícil acordar a pessoa e quando é acordada, ela mostra-se confusa, desorientada e com um terror sem lógica.

A pessoa acometida por este distúrbio apresenta ainda sintomas como taquicardia, ansiedade, sudorese, respiração e frequência cardíaca aceleradas. A causa deste distúrbio pode estar em situações de stress e depressão.

A diferença entre pesadelo e terror noturno está nos sintomas apresentados durante o episódio do terror noturno que não ocorrem no pesadelo e o fato da pessoa acometida pelo distúrbio não se lembrar do evento.

O bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo ranger dos dentes (como uma mastigação) durante o período de sono. Sua causa ainda não foi definida completamente, mas pode ser exacerbada pelo stress, ansiedade e eventualmente por problemas neurológicos. Durante o bruxismo, a força realizada sobre a musculatura e os dentes é excessiva, produzindo sintomas nos músculos da face, do pescoço e nos dentes, como: dor facial, desconforto muscular principalmente ao morder, dor de cabeça, desgaste dos dentes e danos à gengiva. O principal sintoma é o desgaste do esmalte dos dentes, e por este motivo é muitas vezes diagnosticado pelo dentista.

 

ALGUMAS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS NA QUALIDADE DO SEU SONO

 

Sono e Stress

A maioria das pesquisas relacionando stress e sono é realizada em animais de laboratório, sendo bem conhecido o fato de o stress ser capaz de alterar o sono de ratos. Esse efeito parece ser específico para cada tipo de stress e também parece depender do período em que o animal ficou submetido a ele. Como exemplo tem a pesquisa realizada pelo grupo do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo, mostrando que a exposição ao frio (4°C), por 1 hora, produz um aumento específico de sono de ondas lentas (aquele sono que é restaurador, que descansa), enquanto que o mesmo período de um estímulo doloroso nas patas produz vigília (o animal fica acordado).

Orientações para higiene do SONO

Estas orientações podem ajudar a ter melhor qualidade de sono:

  1. Procure deitar e se levantar em horários regulares todas as noites;
  2. Vá para a cama somente quando estiver sonolento, com sono;
  3. Não use a cama para leitura, ver televisão ou alimentar-se, prefira a sala ou outro ambiente. A cama deve estar relacionada como ato de dormir;
  4. Evite ficar na cama sem dormir. Se necessário levante e faça uma atividade calma até ficar sonolento novamente. Ficar na cama rolando de um lado para outro gera stress e piora a insônia;
  5. Estabeleça um ritual de relaxamento antes de se deitar; um banho quente, diminuir a luminosidade do quarto enquanto se prepara para deitar;
  6. Evite uso de álcool e de cafeína pelo menos 6 horas antes do seu horário de dormir;
  7. Não se alimente próximo ao horário de dormir;
  8. Evite cochilos durante o dia; eles atrapalham seu sono à noite.
  9. Procure se ocupar durante o dia, evitando o ócio.
  10. Faça atividades físicas regularmente, porém evite exercícios fortes no final do dia, prefira os períodos da manha ou almoço. No final do dia, os exercícios precisam ser mais leves como alongamento ou caminhadas, e pelo menos 4 horas antes de dormir.

A partir deste experimento procura-se desenvolver um modelo animal submetido ao stress, na tentativa de compreender os problemas orgânicos humanos produzidos por uma das condições mais constantes da vida moderna.

 Assista também>> Qual o melhor Spa Médico do Brasil?<<

Veja nossa notícia sobre: Treinamento em circuito