Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Adolescentes não procuram ajuda para abandonar o tabagismo

Parar de fumar - Abandonar o Tabagismo

Adolescentes não procuram ajuda para abandonar o tabagismo

Dependência ao Tabagismo

Estudos recentes demonstram que os adolescentes começam a fumar entre 13 e 17 anos, apresentando níveis elevados de dependência ao tabagismo, comparativamente à dependência observada pelos adultos fumantes.

A adolescência é uma fase linda, de grandes descobertas e transformações, bem como caracterizada pelas dúvidas e conflitos de diferentes naturezas ou motivações. Nesta fase da vida, o ato de fumar é desenvolvido como tentativa de autoafirmação, integração e superação de parte destas dificuldades.

Apesar das campanhas antitabagismo, o efeito das antigas propagandas da indústria de cigarros, onde associavam o ato de fumar ao sucesso, charme, beleza e vigor físico, ainda estão presentes nos dias de hoje. Além da influência das propagandas, a repetição de comportamentos e a busca de aceitação nos grupos, podem influenciar na decisão de fumar ou não.

O mais agravante deste processo é o fato dos jovens não buscarem ajuda para abandonar o hábito de fumar, pois acreditam que podem abandonar este hábito a qualquer momento, que o cigarro não afeta a sua saúde, por não perceberem as implicações e limitações físicas que ele provoca em seu organismo, e muitas vezes, por medo de represálias por parte da família. Com isso, o uso do cigarro se prolonga até que, as dependências física, emocional e comportamental se instalam, trazendo maiores prejuízos à saúde e impondo maiores dificuldades ao processo de abandono do hábito de fumar.

Parar de fumar - Tabagismo
Isto demonstra a grande necessidade de ações de controle do tabagismo direcionadas aos adolescentes e, principalmente, da participação amigável da família neste processo.

No SPA Sorocaba é oferecido tratamento médico e psicológico específico do tabagismo através de técnicas da TCC-Terapia Cognitiva Comportamental à adolescentes e adultos.

Cláudia P. S. Nogueira
Psicóloga-CRP:06/32758