Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Pare de Fumar controlando o seu peso

Parar de fumar

Pare de Fumar controlando o seu peso

VOCÊ PODE PARAR DE FUMAR, SEM ENGORDAR

Apesar das pessoas saberem que fumar não é saudável e que esse hábito pode custar muito caro para a saúde, ainda assim, resistem em deixar o cigarro por acreditar que é impossível parar de fumar sem engordar. Esta forma de pensar, no entanto, acaba desestimulando qualquer nova tentativa. A pergunta mais frequente é: Parar de fumar, realmente engorda?

Como funciona a relação entre parar de fumar e engordar?

Para entender como funciona a relação entre parar de fumar e engordar é necessário primeiro entender o metabolismo do organismo do fumante. O metabolismo do organismo do fumante é muito mais acelerado e a nicotina funciona como uma espécie de inibidor do apetite, além de aumentar o gasto de energia. A maioria dos fumantes é magra, pois têm um desgaste energético nocivo ao organismo, provocado por modificações no metabolismo como mudanças no ritmo cardíaco.

Outro fator importante nesta relação é que o hábito de fumar reduz o olfato e cerca de 70% do paladar depende dele. Assim, quando a pessoa pára de fumar os alimentos se tornam mais cheirosos e apetitosos, mas apesar disto é possível evitar o ganho de peso quando se associa um programa de parada de fumar com intervenções para controle do peso.

Os efeitos da nicotina incluem sensação de bem estar, sintomas de abstinência e dependência física e psicológica. A dependência psicológica é responsável pela forte ligação afetiva que se desenvolve com o cigarro, a sensação de ter nele um apoio ou um mecanismo de adaptação para lidar com situações e sentimentos desagradáveis mais a sensação de prazer que o fumante tem a cada tragada.

Ao deixar de fumar, a pessoa deixa de experimentar essas sensações em seu organismo e busca preencher essa falta utilizando o alimento do mesmo modo que utilizava os cigarros, para lidar com situações de conflito, como apoio emocional ou como forma de obtenção de prazer. Substituem o cigarro pelo comer e o beliscar alimentos (normalmente muito calóricos) que é semelhante ao ato de fumar repetidamente e ao mesmo tempo ocupam suas mãos e boca novamente.

O fumante quando decide parar de fumar esquece ou não sabe da necessidade de compensar as atividades físicas para evitar o ganho de peso. Ele continua com as mesmas atividades de antes ou, muitas vezes, sem praticar nenhuma atividade por já apresentar dificuldades em seu desempenho físico devido ao uso do cigarro.

O aumento do peso, então, está associado à remoção dos efeitos metabólicos (inibição do apetite e maior gasto energético), à melhora do olfato e do paladar, à falta de habilidade para lidar com os aspectos psicológicos que envolvem a dependência da nicotina, à falta de controle nas decisões alimentares e à falta de compensação nas atividades físicas praticadas pelo indivíduo.

O aumento de peso pode variar de pessoa para pessoa, mas em geral, todo fumante que pretende parar de fumar deve ter consciência deste risco e buscar alternativas para o controle do peso. Parar de fumar pode fazer você engordar um pouco, muito ou não engordar. Você pode parar de fumar desenvolvendo ao mesmo tempo habilidades para lidar melhor com os aspectos psicológicos e aprender como ter mais controle sobre sua decisão alimentar para controlar seu peso nesta fase.

Parar de fumar
É importante ressaltar também, que o tratamento medicamentoso isolado para deixar de fumar tem mostrado pouca eficácia, pois deixa de abordar os aspectos psicológicos e comportamentais como rituais, associações e decisão sobre o comportamento alimentar. Com isto, há um grande número de pacientes que voltam a fumar após a interrupção das medicações ou apresentam maior ganho de peso durante o tratamento.

Parei de Fumar, o que devo fazer?

A melhor solução é adotar hábitos saudáveis, cuidar dos aspectos psicológicos, da reeducação alimentar e praticar atividades físicas que liberam endorfina e serotonina, que são os hormônios que proporcionam a mesma sensação de prazer provocada pela nicotina, além de desenvolver atividades que proporcionem relaxamento, prazer e bem estar.

O SPA Sorocaba aborda todos estes aspectos, através de sua equipe multidisciplinar de profissionais, incluindo tratamento psicológico específico do tabagismo, com intervenções para controle do peso.
Todo processo de mudança faz parte da vida e a cada novo evento em nossa vida, temos que fazer escolhas e concessões. Abrir mão de algo por uma conquista maior como mais liberdade, mais saúde, mais qualidade de vida e muitas outras coisas que você vai descobrir com o tempo, proporcionam prazer e muita satisfação, muito mais do que o cigarro proporciona.

WhatsApp chat