Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Aspectos Positivos e Negativos do Stress

Combater Stress e Sono

Aspectos Positivos e Negativos do Stress

Você já deve ter passado por uma entrevista de seleção para um novo emprego. Você lembra-se o que sentiu naquele O ambiente interno do organismo deve permanecer constante, apesar das mudanças no ambiente externo, isto é, manter-se em equilíbrio. O esforço designado pelo organismo para manter este estado de equilíbrio interno é chamado de homeostase (Fisiologistas: Bernard e Cannon). A quebra deste equilíbrio ou, se preferir, da homeostase, foi chamada de stress (Hans Selye).
O stress é uma reação complexa do organismo, que desencadeia reações psicológicas, físicas e hormonais diante de qualquer situação vista como uma ameaça.
A Organização Mundial da Saúde considera o stress como o mal do século XX, sendo responsável por 50% das mortes no mundo, pois suas consequências físicas afetam diretamente o sistema imunológico, reduzindo sua resistência e abrindo uma janela para o desenvolvimento de infecções e doenças, como as cardíacas, Mal de Alzheimer, úlceras, hipertensão arterial, derrame, diabetes, problemas dermatológicos, alergias e a obesidade. Quando a adrenalina e o cortisol são liberados ocorre a diminuição da atividade dos linfócitos que combatem as doenças, além disso, o cortisol dificulta o emagrecimento.
Entretanto, não podemos desconsiderar que o stress também é responsável pela melhora do nosso desempenho, defesas e das reações diante dos obstáculos. Ele nos ajuda a enfrentar os leões do dia-a-dia, nos dá mais energia e vigor e com isso produzimos mais. É ele que nos auxilia no preparo do organismo para defender-se e reagir, e isto é um bem e uma necessidade para se viver, neste caso ele é positivo. Agora, quando se torna excessivo, constante e o organismo não consegue voltar para o seu estado de equilíbrio interno para se recuperar, ele deixa de ser positivo e passa a ser negativo.
Existe um grau de tensão inevitável que faz parte da vida, responsável por fazer o ser humano reagir, se adaptar e sobreviver (Hans Selye).
Estudos recentes demonstram que um grau adequado de stress aprimora a atenção, a criatividade, a concentração e a memória. “Níveis normais de hormônios do stress promovem o armazenamento de memória”, defende Bruce McEwen, chefe do laboratório de Neuroendocrinologia da Universidade Rockefeller (EUA).
O ideal é quando a pessoa aprende a controlar seu stress, para se beneficiar e utilizar toda esta energia, vigor e motivação que ele oferece, mas conseguindo voltar para seu estado de equilíbrio, pois todo organismo precisa disto pra que não entre no colapso, que passa a afetar sua produtividade e seu sistema imunológico, o que consequentemente faz com que doenças comecem a surgir.
O que precisa ser tratado não é a reação natural do stress, pois esta é necessária para a sobrevivência, para o enfrentamento dos obstáculos e das dificuldades da vida. O tratamento psicológico do stress no SPA Sorocaba, é feito através da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e consiste no desenvolvimento e treinamento de habilidades para manejá-lo melhor sem prejudicar a saúde. Seu principal objetivo é a mudança no estilo de vida, a busca do equilíbrio emocional para o alcance de maior longevidade com qualidade de vida.