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Tempere sua dieta, substitua o sal por temperos saudáveis!

Nutrição
Tempere sua Dieta

Tempere sua dieta, substitua o sal por temperos saudáveis!

Aprenda a substituir o sal por temperos frescos e saudáveis, Tempere sua dieta!

 

Muito se ouve falar sobre os malefícios causados pelo excesso de sódio na alimentação. Seja pelo alto consumo de industrializados ou por gostar da comida caseira com um pouco mais de sal, o fato é que com o passar dos anos este consumo abundante pode ser o grande causador da hipertensão, problemas renais, osteoporose e envelhecimento precoce. Então, qual a alternativa para quem não abre mão de um prato bem temperado?

Já ouviu a expressão: “Sal não é tempero!”? E talvez não seja mesmo, afinal tudo o que consumimos é preciso que seja com moderação. Se o sal é pouco, que tal incrementar o preparo dos pratos com temperos saudáveis, que além de contribuir com grande sabor, podem ser aliados de sua saúde?

A seguir, listamos algumas ervas e condimentos que podem ser utilizados no dia a dia e contribuir até mesmo para o emagrecimento. Confira:

 

– Orégano

Uma erva que cai bem em praticamente todos os pratos, pode ser utilizada fresca, seca ou em óleo. Rico em vitaminas A, C, K e complexo B, possui ainda minerais como zinco, magnésio, cálcio, ferro, manganês, cobre e potássio. O orégano além de excelente tempero oferece propriedades terapêuticas, auxilia na digestão e melhora a saúde do coração.

– Manjericão

Parceria perfeita para molhos de tomate naturais e caseiros, assim como opção ideal para dar mais sabor a um prato de salada. De origem asiática, o manjericão é cheio de nutrientes, minerais e vitaminas como A, C e K. Além de muito saboroso, pode ser um forte aliado no combate a gripes e resfriados, tem ação expectorante, combate o estres, melhora a visão e a pele.

– Alho

Muito utilizado na culinária brasileira, não são apenas o seu sabor e aroma que são marcantes, o alho possui propriedades incríveis. Há quem o consuma cru, em jejum, mas se puder de alguma forma incluí-lo em seus temperos, já é possível contar com seus benefícios. O alho possui vitaminas A, B e C, é um poderoso antibiótico natural, melhora a circulação e fortalece o sistema imunológico.

– Cebola

Quase sempre utilizada juntamente com o alho, é a chave do sucesso para o bom tempero de qualquer prato. E junto a todo seu sabor, a cebola traz muitas vitaminas, minerais e propriedades como redução do colesterol, melhora a saúde do coração, previne o câncer, infecções e problemas respiratórios. Com alto poder de desintoxicação, a cebola é capaz de retirar do organismo metais pesados como mercúrio, cádmio e chumbo.

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– Coentro

Considerado por algumas pessoas uma erva de sabor forte e marcante, o coentro pode ser bem utilizado no preparo de peixes, saladas ou suco verde. A erva possui tantos benefícios que depois disso ficará mais fácil incluí-lo na dieta. Além de facilitar a perda de peso, o coentro baixa as taxas de glicose, diminui a pressão arterial, melhora a digestão e é muito rico em vitamina A, C e ácido fólico. E mais: combate a insônia, tem ação diurética e é um dos melhores anti-inflamatórios naturais.

– Salsa e Cebolinha

Conhecidas como Cheiro Verde, são capazes de promover maravilhas em seus pratos e na sua saúde. Essa dupla é muito indicada para diabéticos, pois previnem as doenças do coração e reduzem o colesterol. A cebolinha em particular, é rica em vitaminas A e C, oferece alto teor de cálcio e fósforo. A salsa, também rica em vitaminas A e C, atua diretamente no sistema digestório e é diurético natural, ajudando no combate à retenção de líquidos.

– Alecrim

Também conhecida como a “erva da alegria”, proporciona grande bem-estar quando consumido. Ideal para temperar peixes, aves e legumes, principalmente assados, o alecrim apresenta propriedades expectorantes, diuréticas e de combate ao estres. A erva é rica em minerais como potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo.

 

E então, tempere sua dieta, pois motivos e benefícios têm de sobra!

 

 

 

 

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