Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Obesidade e Síndrome Metabólica

obesidade sindrome metabolica

Obesidade e Síndrome Metabólica

O crescente aumento das doenças crônicas em níveis epidêmicos, tanto em paises desenvolvidos quanto em desenvolvimento, está relacionado às mudanças na dieta e no estilo de vida.

É consenso que a dieta e a atividade física são fatores importantes na promoção e manutenção da saúde, e que as características da dieta podem determinar não somente a saúde do individuo no momento presente, mas, também, influenciar o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis (SCNT), como câncer, doenças cardiovasculares e diabete, em um período de vida mais tardio.

Entre os fatores de risco que contribuem para o aparecimento das SCNT, destacam-se tabagismo, etilismo, obesidade, sedentarismo e baixo consumo de frutas e hortaliças.

A obesidade, definida como uma enfermidade crônica, que se caracteriza pelo acûmulo excessivo de gordura e que representa um comprometimento da saúde, está associada a outras condições, como dislipidemia, diabete, hipertensão e hipertrofia ventricular esquerda, todos conhecidos como fatores de risco coronariano.