Pilates na Esclerose Múltipla

Pilates na Esclerose Múltipla

O método pilates é uma das abordagens que oferece um trabalho baseado na estabilidade do tronco, visando melhorar o controle dos músculos estabilizadores do corpo.

Este método tem como objetivo do treinamento físico e mental que considera o corpo e a mente como uma unidade.

Ele consiste em seis princípios básicos sendo eles: concentração, precisão, controle, centralização, respiração e fluidez.
A base do Pilates está no fortalecimento do centro de força Power House ajudando a melhorar a postura, facilitando a realizar movimentos equilibrados, melhorando o controle motor das extremidades.
Nesse modo todos poderão usá-lo de forma mais eficiente aprimorando seu desempenho nas atividades da vida diária e profissional.

O método visa à melhoria da qualidade de vida e funcionalidade e tem se demonstrado eficiente na prevenção e no tratamento da EM, porém os exercícios devem ser realizados sempre com acompanhamento.


Além disso, é um método que visa o alinhamento postural e estimula a percepção corporal.

Também trabalha muito a parte respiratória (um dos possíveis agravantes devido à fraqueza), e pode melhorar a expansibilidade pulmonar e da caixa torácica, e a função expiratória que exige mais força.

As aulas devem respeitar um ritmo menos intenso e os movimentos selecionados devem atender às necessidades de cada paciente, respeitando as limitações motoras que ele apresenta, podendo-se modificar a forma de execução para permitir que o paciente se movimente.

Portanto, vale ressaltar que por se tratar de um paciente que exige cuidados especiais, o fisioterapeuta deve ter conhecimento da EM, ser especializado e deve conhecer bem as limitações impostas pelo quadro e pela doença, para assim ser capaz de estimular as funções motoras, sem causar fadiga ou outros danos que possivelmente agravariam muito sua condição.
O uso dos aparelhos permite que o paciente se sinta mais acolhido, de forma que aquele que não consiga se manter em pé, possa realizar um exercício na posição deitada no Reformer por exemplo, que simule uma caminhada segura.

A prática regular de exercícios físicos para pessoas com EM pode proporcionar melhora da coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio, redução do sedentarismo, evitar a depressão, entre outros fatores. Ao prescrever um exercício físico para um paciente com EM, devemos considerar a individualidade e o quadro clínico do aluno, por isso é fundamental o diálogo entre os profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes
Rodovia Raposo Tavares, KM 104,5
Vila Rica – Sorocaba/SP – Brasil
© Copyright 2023 Spa Sorocaba
Desenvolvido por Revolute Digital