Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Aprenda a Dizer Não!

Medicina e Saúde
Saiba dizer não

Aprenda a Dizer Não!

Aprenda a Dizer Não!

Uma infância saudável acontece quando a criança aprende, através do exemplo dos pais ou cuidadores, a viver em sociedade de forma agradável e equilibrada. Quando somos acolhidos adequadamente no ambiente da primeira infância, assim como na comunidade onde vivemos nossos primeiros anos, a tendência é que passemos o resto da vida experienciando o contato interpessoal com prazer e dignidade.

Entretanto, é comum que aprendamos comportamentos disfuncionais e desenvolvamos crenças errôneas acerca de como se portar diante das pessoas que cruzam nossa vida. Muitos acreditam que, para sermos aceitos, devemos evitar ao máximo as discordâncias e temos que fazer tudo que o outro espera de nós.

A longo prazo, esse funcionamento psíquico cobra seu preço, especialmente na vida pessoal. Na parte profissional até conseguimos disfarçar, pois somos identificados como eficientes e servis – ainda que terminemos o dia esgotados. Na intimidade, porém, ficam minados os relacionamentos familiares e a vida social chega a virar um tormento pois, não conseguindo dizer “não”, a tendência é que evitemos atividades em grupo. Muitas vezes até o trabalho é prejudicado: ficamos ansiosos querendo satisfazer a todos e o serviço não rende; ou então nos permitimos sermos abusados por chefes e/ou clientes.

Essa compulsão por agradar, por ter suas raízes no nosso passado mais remoto, muitas vezes é imperceptível a nós mesmos. Não entendemos o porquê da nossa fadiga diária e geralmente atribuimos nossa evitação social à pura e simples preguiça.

Na Terapia Cognitivo-Comportamental identificamos esses padrões de pensamento e trabalhamos com sessões estruturadas e exercícios para desconstruí-los; o resultado costuma aparecer em poucas sessões e é muito bonito o processo de autodescobrimento do indivíduo quando ele percebe que dizer “não” não afasta as pessoas – pelo contrário, aproxima-o de si mesmo e faz de todas as suas relações mais verdadeiras.

A dificuldade na colocação de limites causa prejuízos em todas as áreas da vida. Muitos, diante desse problema, procuram refúgio na comida e a alimentação torna-se a principal fonte de prazer, uma vez que interagir socialmente causa muito estresse. Sendo assim, a comida deixa de ser uma necessidade da fisiologia e vira uma necessidade emocional.

O Spa Sorocaba oferece esses serviços e muitos outros. Para conhecer todas as suas opções de tratamento, entre em contato e marque uma visita.

 

Escolha não