Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

EFEITO EPOC

Atividade Física

EFEITO EPOC

Quando terminamos um treino, nosso corpo precisa de uma quantidade de oxigênio maior que antes de começarmos a treinar. Esse consumo excessivo de oxigênio tem um nome, é chamado de EFEITO EPOC ou Excesso de Consumo de Oxigênio.

O EFEITO EPOC é responsável por vários efeitos orgânicos que ocorrem com o intuito de restaurar o estado de equilíbrio do nosso organismo que foi alterada devido ao exercício físico. A este estado de equilíbrio dá-se o nome de homeostase.

O EPOC é tão falado porque ele mantém sua taxa metabólica elevada por algum tempo após o término do seu treino, lembrando que os exercícios moderados e intensos são os mais indicados para um maior gasto calórico e consequentemente um efeito EPOC mais longo.Após um exercício aeróbico moderado e contínuo o EFEITO EPOC deverá ter uma duração menor em relação aos exercícios aeróbios intervalados ou de alta intensidade. A taxa pode ser bem mais elevada agregando-se a  musculação de moderada a alta Intensidade.

A principal substância do EFEITO EPOC são as gorduras, por esse motivo vale lembrar que uma boa reeducação alimentar é muito importante para que consiga obter bons resultados.

Então, devemos ter um bom planejamento na dieta e no treinamento para que possamos aumentar o gasto calórico e também a taxa metabólica. Porque, quanto maior o tempo que a taxa metabólica ficar elevada ,os resultados voltados ao emagrecimento poderão ser potencializados.

Converse com seu professor antes de realizar qualquer atividade física e sempre esteja em contato com seu nutricionista.

Saiba Mais em Atividade Física