Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

O STRESS  E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Psicologia
Stress Excessivo e relaxamento

O STRESS  E SUAS CONSEQUÊNCIAS

O Stress e suas consequências

 

O stress é uma reação complexa do organismo, que envolve reações psicológicas, físicas e hormonais, diante de um evento ou estímulo que pode ou não ser ameaçador, de tristeza ou de alegria. Qualquer situação geradora de um estado emocional forte, que leve a quebra do equilíbrio interno do organismo, pode ser considerado um stress (Hans Selye).

Atualmente mais de 50% das mortes ocorrem em razão de doenças ligadas ao stress.

 

Stress e suas consequências

 

Pesquisas mostram que cada vez mais há uma forte associação entre stress excessivo e crônico e o desenvolvimento de várias doenças, como câncer, hipertensão, enfarte, úlceras, diabetes, asma, colite, psoríase, herpes, entre outras.

  • A proporção é de 50 enfartes para cada morte devido a acidente de trabalho;
  • O absenteísmo nas empresas, na maior parte, se deve a problemas relacionados ao stress;
  • Entre 75% e 90% das consultas médicas são devidas a doenças ligadas ao stress;
  • O presenteísmo (o estar fisicamente presente, mas não conseguir produzir, como se estivesse ausente), fenômeno atual, é causa de grande prejuízo às empresas, ocorre mais em razão do stress do que qualquer outro problema;
  • Grande parte de manifestações de raiva, violência urbana e doméstica se deve a altos níveis de stress;
  • Nos EUA, 1 milhão de trabalhadores, por dia, faltam ao serviço por causa do stress;
  • O stress não só pode afetar a saúde, mas também tem o poder de prejudicar a qualidade de vida e os relacionamentos interpessoais.

Quando se fala de stress, é importante salientar que o stress não é uma doença para ser tratada, e sim um facilitador para que se desenvolvam doenças às quais a pessoa tenha uma predisposição. O que precisa ser tratado não é a reação natural do stress, necessária para a nossa sobrevivência diante de situações de perigo.

O tratamento do stress tem como objetivo desenvolver e treinar habilidades para lidar melhor com ele e evitar que se torne excessivo e prejudique  a  sua saúde.