Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Excesso de peso

Obesidade e excesso de peso

Excesso de peso

O excesso de peso e obesidade alcançaram níveis epidêmicos nas últimas décadas no mundo inteiro, principalmente nos países mais desenvolvidos. Excesso de peso e obesidade são causados por desequilíbrio energético, onde calorias consumidas excedem as calorias gastas durante o dia.

Estilos de vida sedentários têm contribuído para este problema, especialmente com o aumento do tempo tecnológico (televisão, computadores e videogames). A atividade física tem efeito positivo na saúde, sendo um componente essencial na prevenção e tratamento do excesso de peso. Atividade física ajuda reduzir a pressão arterial e o colesterol, diminuir o acúmulo de gordura, ajudando manter o peso corporal.

Estes hábitos devem fazer parte de uma rotina saudável de vida que se inicia desde a infância, articulada aos processos de desenvolvimento e às atividades cotidianas de crianças e adolescentes. Há muitas maneiras de fazer as crianças e familiares se mexer: caminhar, andar de bicicleta, dançar, pular corda, jogar basquetebol. A atividade física é uma parte essencial de um estilo de vida saudável para toda a família.

Outro pilar importante são os hábitos alimentares, pois reduzir sua ingestão calórica diária, mantendo um dieta que seja equilibrada em nutrientes, incentiva o crescimento e o desenvolvimento adequado das crianças. A inserção de estratégias de alimentação saudável e exercícios físicos na rotina de maneira lúdica tem um papel fundamental no combate aos hábitos que têm levados crianças, adolescentes e adultos a sofrer enormemente com o sobrepeso e a obesidade.

Neste sentido, apostando no papel importante da incorporação precoce de estratégias saudáveis à rotina das crianças e adolescentes, é fundamental alertar os pais para que levem em consideração as informações nutricionais dos alimentos na hora de abastecer a despensa, conversando com as crianças e adolescentes sobre a importância de conhecer e compreender as funções dos alimentos no organismo e em relação ao tipo de vida que cada pessoa gostaria de levar, tanto em seu presente quanto para seu futuro.