Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Você sofre com o efeito sanfona?

Nutrição
Você sofre com o efeito sanfona Saiba o porquê as dietas da moda não funcionam!

Você sofre com o efeito sanfona?

Você sofre com o efeito sanfona? Saiba porquê as dietas da moda não funcionam!

 

Você sabia que esse não é somente um termo habitual que costumamos dizer por aí? Ele de fato é um CICLO e vem sendo estudado há alguns anos.

O “Estudo de Minessota”, conduzido no final da Segunda Guerra Mundial manteve 36 voluntários homens eutróficos em restrição alimentar por seis meses, até perderam 25% do peso corporal. Com o intuito de avaliar mudanças fisiológicas e comportamentais da restrição em época de escassez foi observado que os participantes tiveram anemia e fadiga e relataram que durante o experimento perderam o desejo sexual, ficaram irritados, briguentos e prontos para lutar a partir da menor provocação que existisse, qualquer ruído parecia ser muito irritante. Uma das alterações mais marcantes durante o estudo foi o aumento na preocupação com a comida, sendo que os participantes pensavam o dia todo em pratos diferentes e alguns sonhavam com comida. Eles viviam o conflito de comer com voracidade ou comer lentamente, porque ao comerem devagar eles tinham a sensação de maior oferta, alguns chegavam a diluir o alimento em água para parecer mais abundante, outros carregavam pequenas porções de jantar escondido.

 

Ao final do estudo verificou-se a diminuição de 39% do Gasto Energético Repouso absoluto e 16% no Gasto Energético Repouso/kg de massa muscular. O organismo dos participantes teve uma predileção em recompor sua reserva energética a partir da gordura, condicionando uma memória orgânica; termo conhecido como “obesidade pós inanição” (Kalm; Semba, 2005; Dulloo; Jacquet; Girardier, 1997).- GANEP 2018

Dessa forma fica claro que dietas restritivas, monótonas, comportamentos dicotomizados em relação à comida, comer com culpa, “dia do lixo”, entre outros, induzem o indivíduo a alterações fisiometabolicas tão drásticas, que afetam também sua mente e os predispõem ao reganho de peso certeiro.

Acompanhar seu processo de emagrecimento com profissionais da saúde garante resultados únicos e definitivos, além de preservar sua saúde e equilíbrio acima de tudo.