Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

RPG pode tratar dor no ombro?

rpg no ombro

RPG pode tratar dor no ombro?

A resposta é simples e direta: Sim, e deve ser tratada também com a Reeducação Postural Global (RPG).

Muitas das queixas em ombros não estão relacionadas diretamente com as estruturas exclusivas desta articulação e sim com componentes das articulações adjacentes, tais como a coluna torácica, cervical e cotovelo além das cadeias musculares que “atravessam” essas regiões.

Uma disfunção mecânica em coluna lombar que cause uma retração no músculo grande dorsal (tem origem na articulação sacro-ilíaca) irá afetar indiretamente a função do seu ombro do mesmo lado queixado (inseri-se no úmero, osso do braço). O RPG irá atuar na estrutura da coluna vertebral primariamente e através das manobras respiratórias e posturais irá reposicionar as estruturas periféricas (braços e pernas), aliviando assim possíveis dores nas articulações.

Essas dores são geradas comumente pelo desequilíbrio muscular das cadeias posturais, que geram atritos indevidos e movimentos nocivos às articulações.  Então é sempre bom fazer uma avaliação detalhada de sua postura com um fisioterapeuta especializado para poder correlacionar com suas queixas clínicas e traçar um plano de tratamento adequado para as sessões de RPG, visando atuar no foco da dor para estabilizar a musculatura que está fraca e alongar a musculatura que está retraída, gerando assim o componente ideal de postura para seu corpo.  

 

Centro Avançado de Fisioterapia – Spa Sorocaba

Rodrigo Martinez
Fisioterapeuta – CREFITO 90311-F
Especialista em Traumato-Ortopédico e Musculoesquelético, RPG, Pilates, Reabilitação Funcional e Hidroterapia.