Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Compulsão Alimentar

O Que É? Como Tratar?

Compulsão Alimentar

Muito se fala em compulsão alimentar e seu “autodiagnóstico” é muito comum. Mas o que, afinal, é a tal da compulsão alimentar?

Todos temos momentos de descontrole em alguma área da vida, e na alimentação não é diferente. Comer ou beber demais numa festa, atacar a caixa de chocolates na véspera de uma prova ou descontar frustrações na comida não são, absolutamente, comportamentos saudáveis, mas também não caracterizam necessariamente um espisódio de compulsão alimentar.

O Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica – ou TCAP – é caracterizado por episódios frequentes de total descontrole perante a comida, que ocorrem num intervalo de no mínimo uma vez por semana, tendo acontecido no mínimo nos últimos três meses. É diferente da bulimia, pois nesta última há a tentativa de eliminação das calorias ingeridas, seja por meio do uso de laxantes, indutores de vômito ou longo jejum.

Num episódio de compulsão, o indivíduo chega a consumir de 5000 a 15000 calorias. A sensação após o incidente é de tristeza, angústia e derrota perante o impulso, bem diferente de quando saboreamos uma comida gostosa numa data especial. É comum a comorbidade de outros diagnósticos junto com o TCAP, como depressão, transtornos de humor ou de personalidade, mas ela também pode estar associada apenas a questões afetivas mal elaboradas.

Muitas vezes o compulsivo é incompreendido pelo seu círculo social, que o julga como glutão e preguiçoso, sem entender que o impulso pela comida é incontrolável. Nada, porém, é pior do que discriminar alguém que precisa de ajuda, isolando-o ainda mais e tornando-o refém do seu quadro. O compulsivo costuma: esconder comida, comer escondido, comer rápido demais, comer até doer o estômago.

No TCAP, é imprescindível o tratamento psicológico e psiquiátrico. Pesquisas confirmam cientificamente que a Terapia Cognitivo-Comportamental é altamente efetiva nesses casos. Também é fudamental o acompanhamento nutricional e a atividade física, que vai estimular a pessoa a criar outras fontes de prazer e de alívio de estresse, além de ajudar na autoestima, tão prejudicada nos compulsivos.

No SPA Sorocaba você encontra os melhores profissionais trabalhando em equipe para transformar sua qualidade de vida!