Dor na cervical, nuca e ombros?

dor de coluna

Dor na cervical, nuca e ombros?

                  

Dor na coluna cervical pode se tornar extremamente incômodo para pessoas em geral. Além da dificuldade para mover o pescoço ou cabeça para os lados, essa dor atrapalha a realização dos afazeres diários e muitas vezes não saber como tratar pode piorar a situação. Outros nomes para dor cervical são dor de torcicolo, nucalgia, cervicalgia ou dor no pescoço.

A anatomia do pescoço e ombro pode deixar essa área mais vulnerável a dor devido aos muitos ossos, nervos, veias e ligamentos. Situações como má postura ao se sentar na frente do computador, dormir com um travesseiro muito alto, carregar um objeto pesado, ou até um acidente podem levar a algum tipo de enfermidade nessa área.  A má postura é um fator que afeta os músculos e pode causar dor e rigidez do pescoço também nas crianças.

Por exemplo, o desconforto no pescoço é mais comum em pessoas que passam a maior parte do dia de trabalho na mesa do escritório inclinadas para a frente.

Uma outra causa de dor cervical causada por má postura é a almofada que você usa na cama e o colchão, você tem que escolhê-los com cuidado. Uma das maneiras mais comum para dar diagnostico é  radiografias são exames de triagem iniciais e podem mostrar espaços reduzidos no nível dos discos, osteófitos e estenoses, fraturas e desgaste osteo-articular. Problemas de alinhamento da coluna também são bem visualizados.

A tomografia é um exame que dá uma definição melhor das estruturas ósseas e pode ser solicitado em casos de fraturas. Finalmente a ressonância magnética pode demonstrar com bastante nitidez acometimentos do disco, dos nervos, ligamentos e músculos. Em alguns casos de investigação de distúrbios neurológicos, pode ser necessário um exame chamado eletroneuromiografia. Esses são os exames mais comuns que podem ser solicitados em dor cervical, porém existem muitos outros que são utilizados em alguns casos específicos (cintilografia, PET-Scan, discografia, etc).

O diagnóstico da dor cervical ou dor no pescoço nem sempre é fácil e é fundamental a correspondência dos achados clínicos com os exames apresentados. Seu especialista em coluna poderá esclarecer melhor para você na consulta.

A fisioterapia é um plano de tratamento de formas passivas como calor, ultra-som, TENS e massagem pode ajudar a aliviar a dor e a rigidez em alguns casos. Exercícios de fortalecimento após a melhora da dor podem ajudar a estabilizar a coluna e evitar novas crises. Os fisioterapeutas também são muito importantes para educar o paciente sobre sua condição e ensinar a correção da postura e técnicas de relaxamento e estabilização muscular.

Os exercícios de fortalecimento e de postura são adequados para manter a cartilagem em bom funcionamento.

Outras medidas devem ser seguidas para melhorar os sintomas e evitar desconfortos como a fisioterapia.

Dores na Coluna - Artrose

© Copyright 2023 Spa Sorocaba
Desenvolvido por Revolute Digital