Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Spa para Reeducação Alimentar

Nutrição
spa para reeducação alimentar

Spa para Reeducação Alimentar

Spa para Reeducação Alimentar

Entende-se por spa para reeducação alimentar a substituição dos maus hábitos alimentares pelos bons. Hoje em dia, o termo “dieta” está cada vez mais caindo em desuso, pois costumamos relacionar a palavra “dieta”, ou “regime” a curtos períodos em que alteraremos nossa ingestão de calorias e água para atingir determinado objetivo, normalmente associado ao peso.

O que normalmente acontece é que, findado este período, ou mesmo antes, tendemos a voltar ao hábito antigo, pois o novo não foi incorporado definitivamente. Muitas são as dietas que prometem um novo corpo num curto espaço de tempo: Ravena, Atkins, da Lua, da USP… a maioria delas consiste em alterar a lógica alimentar, objetivando uma queima rápida de gordura.

Risco de uma dieta milagrosa

Algumas realmente apresentam rápido resultado estético: as dietas hiperproteicas, ou seja, que restringem o consumo de carboidrato e aumentam o consumo de proteína, estão fazendo sucesso. Há, porém, um risco enorme para a saúde: nosso corpo não foi projetado para metabolizar uma dieta à base de proteínas. Não é à toa que os carboidratos estão na base da pirâmide alimentar.

Tais dietas sobrecarregam os rins, prejudicam o funcionamento cardíaco e, como pode ser observado por qualquer pessoa que a siga ou conheça alguém que o faça, causam um reganho de peso imediato assim que ela é suspensa.

Constatados os fatos, o que nos resta? A única opção chancelada pela Organização Mundial de Saúde continua sendo a boa e velha pirâmide alimentar associada a atividade física regular. Na correria do dia-a-dia acabamos deixando de lado o cuidado com a escolha e o preparo dos alimentos. Passamos a consumir muito fast-food e congelados comprados no supermercado.

Tais alimentos possuem uma enorme quantidade de sódio e gordura, e mesmo os chamados “light” não substituem uma refeição nas suas necessidades nutricionais: são pobres em vitaminas e minerais. Diante deste quadro, muita gente se desespera e acha que não tem solução, mas é importante ressaltar que, uma vez que definamos como prioridade a nossa saúde, podemos, sim, nos organizar para uma vida mais equilibrada.

É disto que se trata a tão falada reeducação alimentar. Por isso que existe spa para reeducação alimentar

O que significa Reeducação Alimentar?

Reeducação significa reaprender. Cada pessoa tem uma história de vida e os aprendizados que tirou dela. Muitos de nós – eu diria que a maioria – não teve na infância o acesso que temos hoje a alimentos tão calóricos. As redes de fast-food no Brasil crescem vertiginosamente à medida que a situação econômica fica mais confortável (e continua a crescer mesmo com a crise).

A modernização nos meios de produção torna os alimentos calóricos cada vez mais baratos e apelativos para a população. Nós, porém, ainda não nos demos conta disso e continuamos consumindo como na época em que tais alimentos eram raros. Associamos o excesso de açúcar e gordura à felicidade, tal como quando nos recompensavam com doces e lanches na nossa infância.

A reeducação alimentar passa, então, pelo autoconhecimento e pela aquisição de uma nova concepção de alegrias e recompensas. Devemos encontrar opções mais saudáveis de prazer, para que o doce, por exemplo – ou mesmo o álcool – se torne apenas um detalhe, algo que é ingerido eventualmente e com moderação. É por isso que, quando falamos de reeducação alimentar, estamos necessariamente falando de uma rotina de atividade física.

Quando nos exercitamos, liberamos uma série de hormônios que geram a sensação de prazer e relaxamento. Se nos rendemos ao sedentarismo, a tendência é que essa lacuna hormonal de prazer seja preenchida pelo consumo excessivo de gordura e carboidrato, o que leva ao aumento de peso.

Infelizes com a aparência, tendemos a comer ainda mais e ficar cada vez menos motivados a praticar esportes, pois a saúde vai piorando e a disposição também. Cria-se então um círculo vicioso onde a maior vítima é nossa saúde, em todas as instâncias: física e mental.

Dietas Malucas, já pensou em fazer alguma?

É nessa hora que as dietas malucas aparecem como aparentes salvadoras: então nos submetemos a uma alimentação super restritiva, na maioria das vezes prejudicial à saúde, porém com a ilusão de que só precisaremos mudar de vida naquele curto período. O reganho que acontece depois causa muita raiva e frustração, e tudo recomeça e perde o que emagreci.

É por isso que a mudança deve ser um processo contínuo, ainda que o peso excessivo não seja eliminado com tanta urgência, mas sim para que o emagrecimento aconteça de forma saudável e sustentável. O acompanhamento de uma equipe multidisciplinar fornecida em um spa para reeducação alimentar  é, portanto, imprescindível. Para as atividades físicas, um bom profissional de educação física vai saber avaliar os exercícios mais indicados para a finalidade desejada, de forma que isso se torne uma rotina e não uma “promessa de Ano Novo”.

A importância da consulta de um especialista

Um fisioterapeuta poderá dizer se há alguma restrição de movimento. Um nutricionista te orientará em relação ao valor calórico e nutricional dos alimentos, além de identificar o que está sendo executado de forma incorreta na sua alimentação atual, como está sendo sua perda de peso, a alimentação que poderá ter de acordo com sua saúde. Um psicólogo te ajudará a entender melhor a história do seu comportamento equivocado em relação à saúde e o que pode ser alterado para que a mudança seja possível.

Com a assistência profissional correta, oferecida pelo Spa Sorocaba, um dos melhores spas para reeducação alimentar do Brasil,  a mudança de hábitos é definitiva!

Se este post te ajudou de alguma forma, não deixe de curtir, comentar e compartilhar, para que mais pessoas possam saber sobre spa para reeducação alimentar.

Até a próxima!

Conheça também sobre Compulsão Alimentar

 

 

spa para reeducação alimentar