Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

O que é dor lombar?

saiba mais sobre a dor lombar

O que é dor lombar?

Você sabe o que é dor lombar?

Damos o nome de lombalgia a  quadros álgicos na região lombar. As lombalgias nem sempre estão associadas a sintomas do nervo ciático. De acordo com a OMS ,cerca de 90% da população tem ou terá em algum momento da vida esse tipo de dor. No Brasil, 50 milhões de brasileiros por ano apresentam tal queixa. Devemos ficar atentos aos menores sintomas para não desencadearmos alguma disfunção mais severa como, compressões nervosas, herniações, desvios posturais dentre outros.

Para tomar conhecimento do real problema e direcionar um tratamento adequado faz- se necessária uma abordagem multidiciplinar entre médico e fisioterapeuta. Em mais de 90% das vezes, o diagnóstico e a causa são estabelecidos com uma boa conversa com o paciente e com um exame físico bem feito. Em caso de dúvida, o passo seguinte é a radiografia simples. Nem sempre é preciso fazer exames como a ressonância magnética.

.

Alertas sobre as causas de dor lombar

As maiores causas da dor lombar são desconhecidas, mas são denominadas de lombalgia mecânica, postural ou inespecífica. Diagnosticar e tratar com profissionais qualificados sempre será o primeiro passo. Alguns fatores podem estar bem a nossa frente e passam despercebidos e que geralmente levarão a disfunções importantes  no corpo e conseqüentemente limitações, dores, alterações posturais, emocionais, etc.

– No trabalho : Sua função requer levantar, sentar, subir/descer degraus, sentado ou em pé por longos períodos, eles  irão contribuir para desenvolver dores nas costas, especialmente quando a sua cadeira é desconfortável ou você tem uma má postura.

 – Sua bolsa ou mochila: Carregar peso excessivo, usar somente um lado do corpo para sustentar e por longos períodos, você estará forçando a sua parte inferior das costas a uma lesão.

– Atividade Física: Exercício demais na academia ou prática de esportes de maiores impactos sem estar apto a fazê-los , a coluna estará sendo sobrecarregada, além dos “atletas de finais de semana”.

– A Postura: De suma importância utilizar uma correta postura para executar as atividades da vida diária, trabalho e físicas.  A sua lombar suporta melhor o seu peso com uma boa postura.  Quando estiver de pé sempre tente distribuir o seu peso entre os membros inferiores.

– Peso: Amento de peso, sem ter uma musculatura que irá suportá-lo, irá causar sobrecarga nas articulações, principalmente em lombar, pois é a base de nossa coluna vertebral e faz a função de distribuir as cargas para os membros inferiores, causando também desconfortos em quadris, joelhos e/ou tornozelos.