STRESS FÍSICO
Durante o processo do stress o físico é bombardeado com a liberação de substâncias como adrenalina e cortisol que comprometem a imunidade e as funções corporais.
Pessoas que vivem em constante estado de stress, envelhecem mais rapidamente. Os cromossomos que guardam o material genético têm nas suas extremidades uma espécie de capa bioquímica chamada telômero que preserva a integridade da molécula de DNA. Células com telômero muito curto param de se reproduzir e morrem, o que intensifica o envelhecimento. Um estudo demonstrou que o stress faz com que os telômeros diminuam rapidamente e com isso acelere o processo de envelhecimento.
Uma grande parte da tensão que o stress gera se concentra nos músculos do rosto, ocorrendo a contração muscular desta área o que facilita o surgimento das rugas. As olheiras ficam mais acentuadas, a pele fica sem brilho e com aspecto de cansada, aumenta a queda dos cabelos e seu brilho desaparece, as unhas ficam mais fracas e quebram com mais facilidade.
No processo do stress, o corpo produz menos zinco, necessário para a formação do colágeno, com isso a pele perde a hidratação e firmeza, além de provocar a queda dos cabelos. A celulite tão temida pelas mulheres pode surgir, pois há o aumento da geração dos radicais livres que provocam edemas e a retenção de líquidos.
Durante o stress, há liberação de adrenalina e cortisona, hormônios responsáveis pela obesidade, que desequilibram as taxas de colesterol e de açúcar, ou seja, quanto mais stress, maior o risco de engordar.
Imagine uma pessoa sem dormir, nervosa, esquecida, com medo, mãos frias, humor instável, dores musculares, com olheiras acentuadas, pele e cabelos secos, opacos, com expressão facial tensa, celulite e com uns quilinhos a mais.
Nada fácil conviver com todos os sintomas que o stress desencadeia. É preciso controlar o stress. É impossível ter saúde física e emocional na sua presença.
No SPA SOROCABA você pode aderir a uma dieta saudável para repor as energias que o stress consome; relaxar para eliminar o excesso de adrenalina produzida pelo stress; praticar atividades físicas, conquistar equilíbrio emocional, e trocar o “fazer” pelo “sentir a vida”, condutas que são recomendáveis e necessárias para controlar o nível excessivo de stress, conquistar hábitos saudáveis e melhorar sua qualidade de vida.