Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Narcisista: O Rei da Manipulação

O rei da manipulação - Narcisista

Narcisista: O Rei da Manipulação

Você convive com alguém que suga todas as suas energias? Quando se dá conta, está fazendo tudo que a pessoa quer? Já foi seduzido a ponto de transgredir leis ou valores pessoais para agradar o outro?

Se sim, cuidado! Você pode estar lidando com um narcisista.

O termo vem de Narciso, personagem da mitologia grega que apaixonou-se pelo próprio reflexo na água e acabou morrendo afogado. Vulgarmente falando, narcisista é aquele que se preocupa excessivamente com a sua imagem.

Em termos técnicos, falamos em Transtorno de Personalidade Narcisista, uma desordem catalogada no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, que incluem características como obsessão pelo reconhecimento alheio, demanda por constante atenção, inveja crônica, empatia quase nula, atitudes arrogantes, etc.

O limite entre o narcisismo e a autoestima elevada muitas vezes se confunde. Buscar aprovação e gostar de ser o centro das atenções não é patológico. O preocupante é quando essa busca se dá de maneira doentia, atropelando qualquer barreira moral e ignorando as regras de uma boa convivência social.

É comum que o narcisista aja de maneira perversa, sentindo prazer na manipulação. Isso porque pessoas assim possuem um interior tão miserável que é necessário projetá-los nos outros para diminuir sua angústia, como se espalhar sua podridão pessoal fosse capaz de diminuí-la.

O diagnóstico de um narcisista não é frequente, já que, quase sempre, quem busca ajuda é quem convive com ele – não se responsabilizar pelos problemas que causa e culpar os outros é parte dos sintomas. Os danos que um narcisista causa às pessoas do seu convívio podem ser graves: sutilmente, ele esvazia a personalidade do outro e passa a depositar a sua. Seus recursos geralmente envolvem sedução, dramatização excessiva, chantagem emocional, etc. O outro vira um espectro, uma massa humana incapaz de dizer não.

Qualquer um pode se deixar enganar por um narcisista, devido à sua excelência em manipular. Se você sente que foi ou é vítima de alguém assim, não hesite em procurar ajuda. É necessário um trabalho de fortalecimento da personalidade para que você possa se reconstruir e nunca mais passar por isso.