Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

A Importância de se Desafiar

A Importância de se Desafiar

Costumamos criar a ilusão de que nossa vida será maravilhosa quando cessarem os problemas: quando a parte financeira se firmar, quando os filhos estiverem encaminhados, quando houver plena harmonia na família… muitos chegam a viver sonhando com a aposentadoria em busca de uma suposta estabilidade das emoções.

O que acontece, porém, com quem cria esta ilusão, costuma ser o oposto. Assim que a questão se resolve, a pessoa adota outra – e tudo pode ser um problema para quem está determinado a encontra-lo. Para quem se ocupou a vida toda dos empecilhos no trabalho, ao chegar à aposentadoria, é frequente que entre em estado depressivo.

Isso ocorre quando estamos dando muito valor aos fatos externos e negligenciamos nosso interior. Esquecemos que dentro de nós está a capacidade de superar cada obstáculo com alegria, duvidamos das nossas capacidades e, com frequência, transformamos pequenas tristezas num melodrama.

Ao aceitar os desafios da vida e encará-los com otimismo, podemos não conseguir tudo que almejamos, mas certamente vamos acumulando pequenas vitórias que alicerçam nossa autoestima para conquistas maiores, fazendo com que metas antes impossíveis passem a ficar cada vez mais realistas.

Naturalmente, essa redefinição de postura se aplica a todas as áreas da vida, inclusive na substituição de padrões em relação aos cuidados com a saúde. Quantas vezes achamos que é impossível recusar aquela comida gordurosa? Que nós, pobres coitados, merecemos uma sobremesa cheia de açúcar todo dia porque afinal, trabalhamos tanto! Ou que vamos morrer de tanto cansaço se encararmos uma atividade física ao invés de sentar no sofá no fim da tarde.

Que tal começar hoje a mudar e escolher um desafio por dia?

Saiba mais em Especialidades!

ABOUT AUTHOR

Spa Sorocaba