Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Aceitação e Compromisso

Psicologia
Aceitação e compromisso

Aceitação e Compromisso

Aceitação e Compromisso

 

Eu gostaria de trazer duas palavras extremamente importantes, que a meu ver, como psicóloga clínica, considero essenciais para o processo de mudança, seja ela qual for. A primeira é a ACEITAÇÃO. O significado da palavra aceitação no dicionário se faz referência à ação e ao efeito de aceitar, significa aprovar, dar por certo/válido, consentir ou receber algo de forma voluntária e sem oposição.

Na perspectiva da psicologia, podemos dizer que as pessoas precisam aprender a aceitar de fato o seu passado, aprender a viver com os seus erros.  Essa postura ajuda as pessoas a olharem para o futuro com uma nova perspectiva, mais realista e com menos culpa. Eu percebo que há uma confusão em realmente entender o que significa aceitar. Aceitar não significa fingir que não aconteceu, resignar-se, negar ou se vitimizar com as cosias que acontecem na nossa vida.

Aceitar significa olhar para o que aconteceu, se responsabilizar, isto é, reconhecer que errou e assim, encontrar formas de agir de forma diferente, aprender com os próprios erros e experiências. Sem a aceitação, não há possibilidade de mudança.

A segunda palavra que trago para refletirmos é COMPROMISSO. No dicionário, ela se refere à comprometimento, é a forma, pública ou não, de se vincular ou assumir uma obrigação com alguém, com algum objetivo. Compromisso é, portanto, uma responsabilidade adquirida em virtude de uma afirmação verbal ou escrita, feita por nós mesmos. Agora te convido a refletir essa palavra no sentido do compromisso com si mesmo.

O quanto você se compromete consigo mesmo, com as coisas que precisa fazer por você? Considero muito mais fácil e comum nos comprometermos mais com os outros do que com nós mesmos, aprendemos assim, a dar conta de tudo, de todos. Então vamos refletir sobre o compromisso que assumimos com nós mesmos, com a mudança que tanto queremos, com os sonhos, os prazeres e a felicidade!

 

Então, como vimos nessa pequena reflexão, a ACEITAÇÃO e COMPROMISSO são fundamentais para iniciar um processo de mudança, já que precisamos aceitar que erramos para mudar e compromisso com nós mesmos no processo!

 

Silvia Limoni

Psicóloga

CRP: 06/82017