Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Spa para Idosos

Muito mais que um spa médico

Spa para idosos 

Spa para idosos, atenção e cuidados. Quando se fala em qualidade de vida na terceira idade, as associações mentais mais comuns são: atividade física regular, boa hidratação, alimentação leve, constante e em pequenas quantidades e visitas regulares aos médicos das mais variadas especialidades. Todas as alternativas são verdadeiras, mas há um aspecto da vida que frequentemente é negligenciado e é crucial para um envelhecimento saudável: as relações sociais.

Os vínculos permanecem como condição básica para uma vida saudável através dos anos, independente do desenvolvimento tecnológico e da mudança na constituição dos mesmos. Se antigamente nos ligávamos a colegas de escola, faculdade e trabalho, hoje podemos nos conectar a qualquer lugar do mundo em instantes, através da internet.

Na maioria das vezes, porém, as pessoas relatam que as amizades e/ou namoros puramente virtuais não substituem o contato presencial. E não é de se estranhar: é pessoalmente que nos mostramos tal como somos, com menos defesas, com todas as nossas vulnerabilidades, e é daí que nascem as melhores relações.

Dito isso, devemos refletir sobre os espaços sociais ocupados pelos idosos. Até certa idade, enquanto pertencemos à cadeia produtiva, estamos em contato direto com clientes, fornecedores, colegas, chefes, subordinados, etc.

Por mais que reclamemos da pesada rotina cheia de responsabilidades, é ela que nos proporciona vermos e sermos vistos pelos nossos semelhantes. É comum que, após a aposentadoria, ou mesmo a uma diminuição voluntária das responsabilidades que optamos após certa idade, as atividades de lazer tais como viagens ou compras não nos satisfazerem mais. Isso ocorre porque o que realmente nos preenche não são as atividades em si, mas os vínculos que construímos a partir delas.

Normalmente, com a chegada da terceira idade vem também o distanciamento dos filhos: os mais jovens estão iniciando a vida adulta, entrando na faculdade ou saindo de casa, os mais velhos estão casando e tendo seus filhos.

Os netos costumam ser um alento, porém nem sempre a convivência ocorre com intensidade, considerando que, num mundo globalizado, é comum que famílias se dispersem espacialmente – além de possíveis conflitos entre genros, noras e sogros. A convivência próxima aos avós pode, inclusive, ser uma fonte de conflito familiar.

Também podemos citar como fator complicador do envelhecimento o fato da nossa sociedade não lidar bem com o mesmo. Apesar de sua natureza inevitável (todos sabemos que vamos envelhecer, não é mesmo?), poucos aceitam com tranquilidade o fato de estarem mais velhos a cada segundo.

A indústria anti-envelhecimento fatura alto: são milhares de truques, receitas e fórmulas prometendo retardar tal processo. Também é comum que pessoas se sintam constrangidas em revelar a idade: diversas celebridades simplesmente a mantém em segredo absoluto.

Tudo isso diz respeito ao tabu que temos em relação ao envelhecimento. Tempos atrás, porém, era diferente: há registros de que as sociedades antigas não só respeitavam como reverenciavam a velhice, associando-a à sabedoria e maturidade. Contudo, a modernidade trouxe a velocidade no desenvolvimento de tecnologias e a descartabilidade dos objetos, o que influenciou consideravelmente as relações humanas: tudo é efêmero e substituível.

Estar em contato com idosos lembra os jovens que também irão envelhecer, o que, por sua vez, perpetua o ciclo de exclusão. A segregação é tanta que é necessário que haja leis para que se priorize os idosos em assentos de locomoção pública ou vagas de automóveis, entre outros.

Também existem incentivos como a cobrança de meia entrada em certos estabelecimentos de lazer: tudo para que o idoso evite o danoso isolamento social. Sendo assim, uma forte opção de lazer que se encontra com a saúde, para idosos, vem sendo os spa para idosos, pois proporcionam, além do relaxamento e cuidados médicos necessários a todos, independente da idade, as tão faladas atividades em grupo.

Através do esporte e do lazer, pessoas de todas as idades interagem. A criação de vínculos extra-familiares faz com que a pessoa se sinta estimulada a sair de casa, diminuir o tempo de ócio e sedentarismo, o que quebra o ciclo da exclusão.

A sociedade, por sua vez, passa a olhar com maior naturalidade a terceira idade e a quebrar estereótipos relacionados a ela. A autoestima do indivíduo ganha força, mesmo já sendo considerado a partir do 60 anos uma pessoa idosa.

Até mesmo as relações familiares ficam mais saudáveis: com a melhora da saúde emocional do idoso, todos ao redor são afetados positivamente passando a não influenciar os anos de idade. Com a autoestima reforçada, torna-se mais espontâneo o cuidado geral com a saúde física, o que contribui também para a tranquilidade da família.

No Spa Sorocaba, dentre as atividades coletivas esportivas que faz parte do programa spa para pessoas idosas: hidroginástica, dança, yoga, alongamento, caminhada, etc.

A recreação oferece variados jogos e atividades externas, além da própria disposição das mesas nas refeições, que favorece a interação entre os hóspedes, criando um ambiente mais do que propício para a saúde integral dos nossos idosos!

 

 spa para idosos spa sorocaba spa médico
Programa Spa para Idosos
Entre em contato com o SPA Sorocaba e conheça mais sobre nosso programa de Spa para idosos.
WhatsApp chat