Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

O poder das frutas oleaginosas

Nutrição
O poder das frutas oleaginosas

O poder das frutas oleaginosas

O poder das frutas oleaginosas

Nozes, amêndoas, avelãs, castanhas do Pará, castanhas de caju. A lista de frutas oleaginosas é tão grande quanto os benefícios oferecidos por estas preciosidades na dieta. Algumas pessoas perguntam-se: Mas as oleaginosas não são ricas em gordura? Como podem auxiliar no emagrecimento? E aí se quebra mais um mito! Embora sejam de alto teor calórico, as oleaginosas são ricas em gordura do bem, as insaturadas, que ajudam a reduzir o colesterol e atuam como antioxidantes. Incluindo essas frutas na dieta, além de auxiliar na perda de peso, ainda garantem altas fontes de vitaminas. Basta consumir com moderação!

Veja a seguir um pouco mais sobre as frutas e castanhas mais consumidas na hora do lanche ou como petisco saudável:

Nozes

Além de serem muito saborosas e darem um toque especial às saladas, massas e risotos, as nozes são ricas em vitamina A, E, B1, B2, B5, B6, fósforo, cálcio, potássio, ferro e zinco. Essas castanhas contêm ômega 3 e 6 e ainda reduzem o risco de doenças cardíacas. O consumo indicado é de 3 a 7 unidades por dia, dependendo da dieta.

Amêndoas

O sabor delicado das amêndoas traz propriedades relaxantes, benefícios para a pele e combate a fadiga. São ricas em cálcio, fósforo, vitamina B2, E, fibras e proteínas. Além do fruto in natura, é possível encontrar a farinha de amêndoas, excelente opção para substituir o trigo no preparo de pães, biscoitos e bolos diet.

Avelã

Muito além de agradar a  praticamente todos os paladares, a avelã é um verdadeiro tesouro para quem busca uma vida saudável. A fruta contém alta concentração de ômega 9, potássio, ferro, fósforo, magnésio, cálcio e vitaminas A, E, B1, B2 e C. Seu consumo diminui a absorção de colesterol e previne doenças cardíacas.

Castanha de caju

Um antidepressivo natural? Castanha de caju! Muito saborosa, ainda é capaz de reduzir o nervosismo e o cansaço extremo. Rica em vitaminas B1 e B2, ácido pantotênico, potássio, fósforo, zinco, magnésio e ferro.

Castanha do Pará

Um fruto que é quase uma pedra preciosa brasileira, ativa as defesas do organismo, auxilia a tireoide e ainda previne o câncer. Rica em selênio e vitamina E, com certeza, é uma das melhores escolhas para sua dieta!

Pinhão

Naturalmente brasileiro, o pinhão pode ser um forte aliado para quem sente muita fome, pois entre seus principais benefícios está a liberação do ácido linoleico. Rico em ferro, cobre, magnésio, cálcio e fósforo. É possível ainda utilizar a farinha de pinhão no preparo de pratos livres de glúten.

Opções não faltam, mas se quer uma dica, o ideal é fazer um mix com um pouco de cada uma dessas castanhas para que possa consumi-las diariamente. Para quem leva uma vida agitada, carrega-las na bolsa pode ser uma ótima opção para a hora do lanche. Se você gostou do poder das frutas oleaginosas, compartilhe!

 

O poder das frutas oleaginosas

 

Veja também  Como Emagrecer Rápido!