Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Dicas para evitar problemas ósseos

problemas osseo

Dicas para evitar problemas ósseos

A Campanha Firme e Forte é um alerta para a população brasileira, com o objetivo de ajudar a população a prevenir as doenças que tornam os ossos frágeis. Esta iniciativa foi atualmente criada pelo grupo de três sociedades médicas: a de Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica, a Brasileira para o Estudo do Metabolismo Ósseo e Mineral e a Brasileira de Osteoporose.
No Brasil, ocorrem todo ano cerca de 2,4 milhões de fraturas por conta de Osteoporose. Uma em cada três mulheres sofre deste mal, enquanto um em cada cinco homens desenvolve a doença.
A Osteoporose é definida como a redução intensa da massa óssea; os ossos se enfraquecem a ponto de formar buracos. Já a Osteopenia é o desequilíbrio do esqueleto, levando à perda de osso. Em ambos, o tratamento deve ser de urgência e a prevenção é fundamental.
Segundo, Sérgio Ragi, ortopedista do Centro de Diagnóstico e pesquisas da Osteoporose do Espírito Santo, as causas e fatores de risco que levam a fragilidade óssea são: o avançar da idade, hereditariedade, sedentarismo, o consumo inadequado de nutrientes e a menopausa precoce.
O ideal é seguir as medidas abaixo e fortalecer os ossos:

    • Praticar exercícios físicos de impacto com avaliação médica e acompanhamento de educador físico;

 

    • Banhos de sol durante quinze minutos diários, para receber a dose de vitamina D (10 microgramas), com exposição de braços e pernas sem protetor solar;

 

    • Medicamentos de uso freqüente, como: corticóides, hormônios artificiais e anticonvulsionantes aumentam o risco de problemas ósseos. Consulte o médico;

 

    • Bebidas alcoólicas e cigarro são inimigos do cálcio, danificam a sua absorção no intestino e têm efeito tóxico;
      Alimentação equilibrada, consumir pouco sal, moderação no café e no chocolate;

 

    • Os adultos devem ingerir 4 porções de leite e derivados ao dia. Já os idosos 5 porções. Uma porção de leite equivale a 200ml, e derivados 120g de iogurte e 40g de queijo branco light ou de ricota, assim atingem a recomendação de cálcio para adultos que é de 1000mg ao dia;

 

  • Consumir alimentos com alto teor de ômega 3: salmão, sardinha, atum, truta, semente de linhaça dourada e semente de chia. Use o azeite de oliva com moderação.