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Você sabe porquê nas refeições comemos mais do que necessário?

Nutrição

Você sabe porquê nas refeições comemos mais do que necessário?

Nas refeições conseguimos comer muito mais que nossa reais necessidades diárias. Por quê?

O Programa de Reeducação Afeto-Cognitivo do Comportamento Alimentar  é  direcionado aos aspectos comportamentais e psicológicos presentes na relação com os alimentos.

Envolve o estímulo ao autocontrole para seguir e manter uma dieta saudável, ter bons hábitos alimentares, ser tolerante à fome e ao desejo de comer, fazer da dieta uma prioridade,  controlar o stress, abster-se de comer pelo emocional e se manter motivado sem que precise buscar na alimentação o conforto para nossas angústias e conflitos internos.

O alimento é o primeiro ansiolítico e o primeiro antidepressivo que utilizamos
 em nossas vidas e sem perceber, esse tipo de relação com o alimento se estabelece e permanece até a vida adulta.

Quando aprendemos a avaliar o ato de comer de uma maneira mais realista e conseguimos entender como conseguimos comer muito mais do que necessitamos diariamente, nos sentimos mais seguros,  habilidosos  e aptos  para desenvolver estratégias para alcançar os nossos objetivos em relação a alimentação.

Normalmente nas refeições conseguimos comer muito mais do que nossas reais necessidades diárias. – SPA Sorocaba

 

O mecanismo da saciedade é lento e demora  alguns minutos para agir em nosso organismo, é devido a essa lentidão que a ativação dos centros controladores da saciedade demoram e é neste intervalo que conseguimos servir  o segundo prato ou comer aquele pedacinho a mais.

Quem  precisa emagrecer deve comer devagar, para que haja  tempo suficiente para  o nosso estômago mandar a informação de que nos alimentamos para o nosso cérebro e assim ative o mecanismo de saciedade.

Algumas dicas são importantes no treino para diminuir a velocidade no ato de comer e com isso aprendermos a comer mais devagar:

  • Reserve um tempo razoável para alimentar-se, evite a pressa;
  • Procure deixar o ambiente tranquilo e agradável;
  • Evite outras atividades que desviem sua atenção, hora de comer é hora de comer;
  • Mastigue lentamente os alimentos;
  • Aprecie o sabor de cada alimento;
  • Descanse o garfo entre um bocado e o outro;
  • Marque o tempo que levou para fazer uma das suas refeições e aumente esse tempo gradativamente.