Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Comida Vegetariana e seus Benefícios

Nutrição
Comida Vegetariana e seus Benefícios - Spa Sorocaba

Comida Vegetariana e seus Benefícios

Comida Vegetariana e seus Benefícios

De que forma a comida vegetariana pode trazer benefícios para sua vida

Ter uma alimentação saudável é necessário, não só para manter a forma, mas para manter um bom funcionamento do próprio organismo. Muitos optam por ter uma alimentação menos calórica, seguindo um caminho voltado mais para os alimentos verdes. No entanto, poucos reconhecem que se alimentar apenas de comida vegetariana no cardápio diário pode trazer inúmeros benefícios para o próprio corpo humano. Foi pensando nesses benefícios que o Spa Sorocaba, junto a uma nutricionista, criou uma dieta especializada em comidas vegetarianas. Neste texto serão destacados os principais benefícios de seguir uma dieta baseada em comida vegetariana.

 

Comida Vegetariana e o Controle de Peso

Por conta da nossa alimentação geralmente ser rica em gorduras saturadas e recheada de alimentos industrializados, não nos damos conta que controlar o peso é algo fácil. Na maior parte das vezes o sobrepeso só é causado pela falta de controle da dieta e variedade de alimentos nela.

A Dieta Vegetariana condiz em substituir os alimentos ricos em gordura , como as carnes, por frutas, legumes e verduras fazendo  com que você tenha maior facilidade em controlar o peso. Não existem estudos que comprovam que a comida vegetariana emagrece, entretanto, as pessoas que seguem dietas mais   voltadas para alimentos naturais como legumes e verduras tendem a ter uma redução  no peso.

Comida Vegetariana e seus Benefícios - Spa Sorocaba

 

Vale lembrar que tirar totalmente a carne da alimentação diária é um erro quando esta não for substituída por proteínas vegetais na mesma quantidade. O corpo sentirá a falta da proteína e pedirá carboidratos a fim de suprir aquela insatisfação de proteína com uma maior quantidade de carboidratos para reservar como gordura. O problema disso é que quando o corpo pedir esse carboidrato, a pessoa provavelmente se alimentará de açúcares e farinha branca, alimentos que têm baixa taxa nutritiva e alta quantidade de carboidrato.

Por essas e outras, a uma dieta baseada em comida vegetariana pode não ser um caminho a ser feito de uma hora pra outra e necessita de acompanhamentos específicos de nutricionistas como o Spa Sorocaba fez para montar seu cardápio vegetariano.

 

Comida Vegetariana e as doenças de coração

O principal benefício de seguir uma dieta fundamentada em comida vegetariana é a diminuição das chances de desenvolver doenças cardiovasculares, pois o consumo em excesso de carne pode elevar a taxa de LDL (colesterol ruim) no sangue e agravar ainda mais a situação das artérias, acumulando gorduras nas paredes arteriais que consequentemente causam hipertensão.

Comida Vegetariana e doenças no coração - Spa Sorocaba

 

De acordo com uma pesquisa feita no ano de 2013, cerca de 45.000 pessoas participaram de um experimento. Uma parte desse total seguia uma dieta totalmente baseada em comida vegetariana enquanto outra continuava com sua alimentação diária comum. O resultado? Os vegetarianos mostraram uma chance 32% menor de sofrer de doenças cardíacas quando comparados aos que consumiam carne.

Foi mostrado através da revisão de estudos científicos que os vegetarianos têm um ótimo controle sobre suas pressões sanguíneas. As pesquisas mostravam que os vegetarianos apresentavam uma pressão sanguínea baixa em relação aos que costumavam seguir uma alimentação comum recheada de carboidratos e carnes. Os pesquisadores afirmaram que a pressão sanguínea diminuiu por conta da perda de peso causada pela mudança alimentar dos indivíduos que participaram dos estudos.

 

Comida vegetariana e o colesterol ruim

Ainda falando sobre doenças de coração, a comida vegetariana se sobressai quando falamos de alimentos de origem animal. A falta de colesterol em frutas, legumes e verduras diminuem a quantidade de colesterol (ruim) LDL no organismo. Além disso, a presença de antioxidantes nesses alimentos contribui para a diminuição de  radicais livres (agentes oxidantes) no organismo, favorecendo o combate ao envelhecimento precoce e de doenças como o câncer.

 

Comida Vegetariana e o Intestino

Quando estão em maior quantidade em uma dieta, as verduras e os legumes  proporcionam uma alta quantidade de fibras que aumentam a satisfação e melhoram o funcionamento do intestino. Se o intestino vai mal, o corpo vai mal. O mau funcionamento do intestino pode trazer inflamações e desenvolver doenças como o câncer em todo o aparelho digestivo.

Comida Vegetariana e o intestino - Spa Sorocaba

 

Comida Vegetariana e o organismo como um todo

Já falamos no artigo que a comida vegetariana diminui os riscos de doenças no coração, além de melhorar o funcionamento do intestino. No entanto, essas não são as únicas funções que uma dieta vegetariana dá uma mãozinha.

Consumir legumes, verduras e frutas na dieta aumenta significativamente a quantidade de vitaminas e minerais no corpo, disponibilizando para o organismo realizar as funções mais básicas do corpo como a renovação e crescimento das células. Ou seja: seguir uma dieta vegetariana rica nestes nutrientes significa ter pele, unhas, cabelos melhores.