UM ESTUDO PUBLICADO NO THE LANCET PLANTARY HEALTH, FEITO PELO NUPENS (NÚCLEO DE PESQUISAS EPIDEMIOLOGICAS EM NUTRIÇÃO E SÁUDE) E PELO DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA DA FMUSP (FACULDADE DE MEDICINA DA USP) DEMONSTROU ASSOCIAÇÃO DO CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS COM MAIOR RISCO DE APARECIMENTO DE 25 PARTES DISTINTAS DE CÂNCER NO ORGANISMO.
SEGUNDO O TRABALHO, UMA DIETA COMPOSTA POR ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ESTEVE ASSOCIADA AO MAIOR RISCO DE DESENVOLVER CÂNCER DE TODOS OS TIPOS E OS MAIS ESPECÍFICOS FORAM: CABEÇA E PESCOÇO, DE ESÔFAGO, COLORRETAL, FÍGADO E CÂNCER DE MAMA E PÓS MENOPAUSA.
NO ENTANTO, A SUBSTITUIÇÃO DE 10% DO CONSUMO DIÁRIO ALIMENTAR DE ULTRAPROCESSADOS OU PROCESSADOS PELA MESMA QUANTIDADE DE PRODUTOS IN NATURA E NÃO PROCESSADOS (COMO FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES) ESTEVE ASSOCIADA À REDUÇÃO DO RISCO DE CÂNCER.
O ESTUDO APONTA QUE PARA MELHORIA DA ALIMENTAÇÃO NO MUNDO É NECESSÁRIO O USO DE ESTRATÉGIAS PÚBLICAS COLETIVAS, É NECESSÁRIO MUDAR O OLHAR INDIVIDUALIZADO DAS ALTERNATIVAS NUTRICIONAIS, COMO SE FOSSE SIMPLESMENTE UMA QUESTÃO DE ESCOLHA, PARA UM OLHAR DE SAÚDE PÚBLICA.
SEGUNDO OS PESQUISADORES O BRASIL É UM PAIS QUE APRESENTA AVANÇOS SIGNIFICATIVOS PARA O INCENTIVO DE UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SAUDÁVEL, TENDO COMO INDICADOR NO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA A TROCA DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS POR ALIMENTOS IN NATURA OU MINIMAMENTE PROCESSADOS, NO ENTATO, MESMO COM O INCENTIVO, O CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS SÓ AUMENTA.
SAIBA QUAIS SÃO OS ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS PARA EVITAR SEU CONSUMO E TER UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SAUDÁVEL.
OS ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS SÃO FORMULAÇÕES INDUSTRIAIS FEITAS TIPICAMENTE COM CINCO OU MAIS INGREDIENTES.
EM GERAL, SÃO POBRES NUTRICIONALMENTE E RICOS EM CALORIAS, AÇÚCAR, GORDURAS, SAL E ADITIVOS QUÍMICOS, COM SABOR REALÇADO E MAIOR PRAZO DE VALIDADE.
PODEM FAVORECER A OCORRENCIA DE DEFICIENCIAS NUTRICIONAIS, OBESIDADE, DOENÇAS DO CORAÇÃO E DIABETES.
Exemplos: biscoitos, sorvetes e guloseimas; bolos; cereais matinais; barras de cereais; sopas,
macarrão e temperos “instantâneos”; salgadinhos “de pacote”; refrescos e refrigerantes;
achocolatados; iogurtes e bebidas lácteas adoçadas; bebidas energéticas; caldos com sabor carne, frango ou de legumes; maionese e outros molhos prontos; produtos congelados e prontos para consumo (massas, pizzas, hambúrgueres, nuggets, salsichas, etc.); pães de forma; pães doces e produtos de panificação que possuem substâncias como gordura vegetal hidrogenada, açúcar e outros aditivos químicos.
REGRA DE OURO PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EQUILIBRADA
Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias ao invés de alimentos ultraprocessados.