Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Saiba quais são os efeitos do climatério para a vida da mulher

Medicina e Saúde
saiba quais são os efeitos do climatério

Saiba quais são os efeitos do climatério para a vida da mulher

Saiba o que é Climatério

O climatério é caracterizado pela diminuição fisiológica da função ovariana.

Devido à carência hormonal que pode se estabelecer nesta fase, ocorrem modificações nos diversos tecidos-alvo.

Os ossos têm sua homeostase alterada, com predomínio da reabsorção no constante processo de remodelamento. Com isso, graus variados de diminuição da massa óssea podem ocorrer.

Em relação ao perfil lipídico há, também, alterações negativas, com aumento dos níveis de colesterol total e triglicerídeos e diminuição da fração HDL.

os efeitos do climatério

A atividade física tem papel estabelecido na prevenção da doença coronariana através da elevação da HDL. Este efeito é especialmente necessário no climatério, já que os benefícios que se poderiam obter com a reposição de estrogênios.

Há uma relação inversa entre o exercício praticado regularmente e as principais causas de morte na mulher pósmenopáusica.

Vários estudos têm demonstrado o efeito benéfico do exercício na prevenção primária e secundária de diversas doenças, como hipertensão arterial, cardiopatia isquêmica, diabetes e osteoporose, entre outras. São relatados também efeitos benéficos do exercício físico sobre a depressão psíquica no climatério.

O exercício físico preserva ainda a massa óssea, tanto por ação direta do impacto sobre o esqueleto, como por ação indireta, pelo aumento da força muscular. Há uma tendência de a massa óssea ser proporcional à força muscular, pois a maior tração, exercida por músculos mais fortes, serve como estímulo à mineralização dos ossos.

Uma adequada prescrição de exercícios para mulheres deve ser capaz de reduzir os efeitos que são prejudiciais à saúde causados pelo sedentarismo. Para assegurar a melhor relação risco/benefício a prática regular de exercícios deve obedecer a determinados fundamentos. Modalidade, duração, frequência, intensidade e modo de progressão são os principais parâmetros a serem observados.

Procure profissionais habilitados para sua orientação e comece o quanto antes a se exercitar, descubra uma atividade prazerosa cuidando da sua saúde e bem-estar.