Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Quero emagrecer – Um desejo possível de realizar!

Medicina e Saúde
Quero emagrecer – Um desejo possível de realizar!

Quero emagrecer – Um desejo possível de realizar!

Quero emagrecer, um desejo que você pode realizar, saiba como!

É comum que as pessoas desejem perder peso, ainda mais devido ao número grande de informações indicando o quanto isso é importante para manter a saúde e o organismo funcionando corretamente.

Não basta gritar aos quatro ventos “quero emagrecer” – SPA Médico Sorocaba

Mas, não basta gritar aos quatro ventos “quero emagrecer”: é preciso entender a fundo como esse processo funciona. Dessa forma, você evita entrar em roubadas desnecessárias e foge do temido efeito sanfona – que é quando emagrecemos e engordamos tudo de novo e, pior, em dobro.

No artigo de hoje, separamos algumas dicas essenciais para chegar ao seu objetivo e para que você possa compreender o emagrecimento de forma muito mais profunda do que a questão puramente estética. Confira!

 

O emagrecimento encarado como questão de saúde

Nós do Spa Sorocaba entendemos o emagrecimento como uma questão de saúde pública e não apenas como uma reparação estética. Obviamente, a autoestima e a mente mudam quando finalmente perdemos peso, mas esse não deve ser o ponto central. As gorduras extras podem parecer inofensivas, mas geralmente estão por trás de maus hábitos capazes de trazer inúmeros malefícios ao organismo. Como exemplo prático, podemos citar a alimentação desregrada, rica em fast-food e a falta de exercícios físicos – que são essenciais ao organismo. Tudo isso junto nos leva ao quilos a mais e gritar “quero emagrecer” muitas vezes representa um pedido de ajuda que vem de dentro pra fora. Por isso, esqueça a estética e pense no processo como algo que mudará a sua saúde em primeiro lugar. Essa postura vai te garantir o tão sonhado sucesso.

 

O processo de emagrecimento de forma prática

O paciente chega ao Spa ou ao consultório médico dizendo: quero emagrecer e agora? Devo parar de comer tudo que gosto? Devo passar fome ou fazer mais exercícios que meu corpo aguenta? Estando diante de um profissional, essas dúvidas serão facilmente sanadas e a saúde desse indivíduo será preservada. Mas e quando decidimos perder peso por conta própria, escutando conselhos de pessoas que não têm nenhuma 

transtorno alimentar

experiência no assunto? O resultado costuma ser catastrófico e frustrante.

Temos que compreender que o processo de emagrecimento como um momento onde a saúde está em jogo. Afinal, ninguém engorda em um mês, logo, a perda de peso também deve respeitar o tempo do organismo de cada um. É por esse motivo que um acompanhamento delicado e individual se torna essencial, pois temos em jogo inúmeros fatores que influenciam o resultado final. Vamos citar os principais deles:

 

A questão emocional:

Não tem como negar que nossa mente é capaz de quase tudo e que estarmos em um momento delicado onde perder peso é um desafio, nos torna mais frágeis e suscetíveis ao fracasso. Além disso, é importante se lembrar da questão da compulsão alimentar, que é um dos grandes motivos pelo qual as pessoas não consigam abandonar os maus hábitos. 

ansiedade - spa - sorocaba - spa médico

Pensando nesse contexto, se torna claro o quanto o acompanhamento psicológico é fundamental para que paciente encontre as forças necessárias para não desistir do seu objetivo. Esse acompanhamento pode ser semanal ou quinzenal ou, como no caso do spa sorocaba, 24 horas por dia, evitando de fato que hajam questão mal resolvidas. Ter com quem contar é essencial para que tudo corra como o planejado.

 

A questão corpórea:

Quero emagrecer - Um desejo possivel de realizar 2

Nem todas as pessoas reagem da mesma forma quando expostas à uma situação de mudança alimentar. Por isso, o acompanhamento nutricional também é essencial. Um erro comum é achar que as dietas podem ser padronizadas e que o emagrecimento é um processo igual para cada organismo. Cada pessoa é diferente e, por isso, existem dietas que funcionam para algumas pessoas e outras não. Além disso, é sempre arriscado expor seu organismo a algo a qual ele não está acostumado sem que um profissional esteja por trás disso garantindo seu bem-estar.

 

Quero emagrecer – Por onde começar?

 

Agora que você compreendeu a importância de procurar profissionais para te ajudar no processo de emagrecimento, podemos enfim explicar como ele funciona. Lembrando que essas dicas e conselhos são gerais e não se aplicam a todos de forma padronizada, como deixamos claro ao longo deste artigo. Porém, alguns fatores são fundamentais para que haja a perda de peso de forma saudável. Entenda os principais deles:

 

A reeducação alimentar:

Muito além da dieta em si, a reeducação alimentar é um

Reeducação Alimentar

 processo onde o indivíduo compreende a importância de lidar com os alimentos de forma saudável, encarando-os como uma fonte de nutrição e não como uma maneira de aliviar aflições e insatisfações com a vida. É comum que pessoas acima do peso tenham dificuldade em lidar com a comida, sempre ingerindo mais do que realmente precisam para se manterem ativos durante o dia. Além disso, existe a questão da escolha do que comer, que influencia e muito no emagrecimento. Por isso, esqueça as dietas e entenda que, para perder peso, será preciso se reeducar. Optar por algo que nutra seu organismo, que traga energia e bem-estar: esse é o primeiro passo!

 

A prática de exercícios com regularidade:

O sedentarismo é o segundo fator mais importante para o aumento de peso. Há quem exagere na alimentação, mas consiga compensar esse fato por meio de exercícios físicos, mantendo o 

exercicio fisico

mesmo tipo corpóreo por anos. Mas, 

ao menor sinal de sedentarismo, engordar se torna inevitável. Por isso, é importante saber que, para emagrecer, as atividades são essenciais. Afinal, restringir a alimentação ao limite nunca é uma boa saída e se exercitar também é excelente para a saúde dos ossos, articulações, respiração e coração. Entenda: o processo é para te deixar mais saudável e não apenas magro.

Por fim, devemos lembrar que qualquer mudança na sua alimentação ou rotina de atividades, precisa ser acompanhada por um profissional, especialmente porque nosso organismo é muito sensível e pode reagir mal aos estímulos, especialmente quando feitos de forma desregrada. Sempre opte pela sua saúde e jamais faça dietas malucas apenas para atingir um padrão estético. Veja sempre o emagrecimento como uma maneira de ter uma vida mais plena, feliz e um organismo rico em saúde.