Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Quais são as causas da obesidade infantil e como preveni-las

Quais são as causas da obesidade infantil e como preveni-las

Obesidade Infantil

A obesidade não é um problema que se restringe aos adultos. Hoje em dia, é possível constatar um crescimento no número de crianças e adolescentes obesos. As principais razões para a obesidade infantil são as seguintes:

  • Alimentação inadequada
  • Ausência ou pouca atividade física
  • Fatores genéticos
  • Condição médica, como doenças hormonais
  • Aspectos psicológicos, como ansiedade e depressão
  • Uso de medicamentos, inclusive, a base de corticoide.

Como por muito tempo – o que acontece ainda hoje em dia – se associou a saúde ao fato das crianças estarem mais “rechonchudas”, os pais podem demorar a perceber que os seus filhos estão acima do peso. Por isso, é necessário que os pequenos tenham acompanhamento médico especializado.

Entre outras questões, o pediatra vai acompanhar o peso da criança e diagnosticar quando ela estiver acima do peso ou mesmo ao já apresentar a obesidade. Isso é avaliado de acordo com a idade da criança em relação ao seu peso e altura.

Genética e hábitos alimentares

Já que uma das causas da obesidade infantil são os aspectos genéticos, é importante dizer que isso não significa necessariamente que pais e mães obesos terão filhos obesos também. Da mesma forma, jovens com pais magros podem sofrer de obesidade.

Isso acontece porque a obesidade na infância também é consequência de diferentes causas. Dessa forma, os hábitos alimentares e demais costumes que podem levar ao ganho de peso excessivo possuem grande influência no peso de uma criança.

Com a grande variedade de produtos industrializados e sem valor nutricional que estão disponíveis nas prateleiras dos mercados e com a vida cada vez mais corrida dos pais, os alimentos pouco saudáveis se tornaram mais frequentes no dia a dia dos pequenos. Esse é um dos principais responsáveis pelo aumento da obesidade infantil.

Embora possa exigir a mudança de hábitos de toda a família, é de extrema relevância saber como prevenir que as crianças fiquem acima do peso adequado. Além de prejudicar a sua autoestima, a obesidade pode levar a uma série de doenças, entre elas, colesterol alto, pressão alta e diabetes.

Como prevenir a obesidade infantil

É simples prevenir a obesidade infantil, uma vez que para tanto é preciso somente oferecer aos pequenos uma alimentação equilibrada. Porém, como eles repetem os hábitos dos pais e das demais pessoas com quem convivem, é necessário que toda a família também possua uma alimentação saudável.

Por um lado, isso é bastante benéfico, já que todos saem ganhando, lembrando que, mais do que uma questão de estética, o sobrepeso pode ser o suficiente para os adultos entrarem em grupos de risco de diversas doenças. Outra forma de estimular os filhos a ter mais refeições nutritivas é montando pratos coloridos e divertidos, que agradem aos olhos e ao paladar.

Outra dica é não usar os alimentos, inclusive, os doces e outras guloseimas como recompensa ou punição para as atitudes da criança. Além disso, visitar o pediatra periodicamente não só ajuda a diagnosticar uma possível obesidade, como também evita outros problemas de saúde que podem levar ao ganho de peso.

Por fim, também é preciso estimular as crianças às atividades físicas, inclusive, quando elas ficam sentadas por muito tempo em frente da TV ou jogando games. Para usufruir de uma série de atividades de recreação e lazer, além de atendimento médico e psicológico especializado, faça uma visita com os seus filhos no Spa Sorocaba.

Obesidade Infantil