Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Previna-se contra as doenças do coração.

Previna-se contra as doenças do coração.

Diversas pesquisas científicas comprovam que nosso estado emocional influencia diretamente nossa saúde física e vice e versa. Nossas emoções podem exercer influências sobre o colesterol, o metabolismo (sobretudo interferindo na obesidade), as doenças cardiológicas, a hipertensão, os problemas gástricos, de pele, hormonal e o sistema imunológico, reduzindo sua resistência e abrindo uma janela para o desenvolvimento de infecções e várias doenças.

As emoções podem ser vistas como processos usados pela pessoa para atingir e manter o equilíbrio com seu ambiente interno e externo.

A explicação neurobiológica para a emoção humana é que a emoção é um agradável (prazeroso) ou desagradável (doloroso) estado mental, organizado no sistema límbico do cérebro dos mamíferos, onde substâncias neuroquímicas, como a dopamina, noradrenalina e serotonina, regulam o nível de atividade cerebral. Nos mamíferos, primatas e seres humanos, sentimentos são demonstrados por manifestações emocionais.

Tanto as emoções positivas como as negativas afetam a saúde, podendo contribuir para a sua preservação ou para o surgimento de doenças e interferem no modo de enfrentamento da própria doença, afetando a auto-estima, a motivação e a adesão aos tratamentos necessários.

O impacto do otimismo sobre a longevidade equivale aos benefícios de não fumar e manter o colesterol e a pressão arterial em níveis saudáveis. (Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia).

Quando a pessoa vivencia estados emocionais positivos, a produção dos hormônios estradiol e a adrenalina cai, beneficiando sua saúde, porém, em excesso, estes hormônios afetam o sistema imunológico, diminuindo suas defesas, dificultando o tratamento e a recuperação de várias doenças, especialmente do infarto, e elevam a pressão arterial, o que contribui para o desenvolvimento de doenças cardiológicas.

Não há dúvidas que tanto as emoções positivas quanto as negativas afetam o sistema cardiovascular. Além disso, há uma sensibilidade especial deste sistema em relação às emoções vivenciadas pela pessoa durante a vida. Portanto, a hostilidade, raiva, ansiedade e o stress em níveis elevados aumentam significativamente o risco de doença cardiovascular.

Entretanto, não podemos desconsiderar que a emoção não é a única responsável pelo surgimento das doenças. Vários fatores contribuem para o desenvolvimento delas, entre eles estão os aspectos genéticos, biológicos, psicológicos, sociais e os ambientais, relacionados ao estilo de vida, como o sedentarismo, elitismo, stress, tabagismo, entre outros.

No SPA SOROCABA você pode aderir a uma dieta saudável, relaxar, praticar atividades físicas, conquistar equilíbrio emocional e físico, condutas que são recomendáveis e necessárias para conquistar hábitos saudáveis, prevenir o desenvolvimento de várias doenças, inclusive as do coração e melhorar sua qualidade de vida.

Ter uma visão mais positiva diante da vida traz paz e amor ao seu coração e um coração feliz funciona melhor e por mais tempo.

Seja feliz, viva mais e melhor!!! 

WhatsApp chat