Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

O que é Fibromialgia?

Fisioterapia
Fibromialgia

O que é Fibromialgia?

O que é Fibromialgia?

E qual o tratamento que a Fisioterapia pode oferecer? 

O que é Fibromialgia: é um distúrbio identificado pelos sintomas de dores musculares, rigidez nas articulações e por alterações na qualidade do sono, além de fadiga crônica.

A maioria das pessoas que apresentam este diagnóstico reclamam de dores no corpo, e que estas dores persistem por quase o dia todo e pode variar a intensidade de um dia para o outro, podendo aumentar sob determinadas circunstâncias, como um esforço físico repentino, por exemplo.

Geralmente as dores ocorrem ao amanhecer, quando as pessoas se levantam da cama, e podem ser semelhantes ao resfriado ou determinadas formas de artrite, entretanto estas dores não são nas juntas, mas nos ligamentos fibrosos do corpo, nos tendões e nos músculos.

O diagnostico dea fibromialgia é difícil, pois os sintomas se assemelham aos de outras doenças como a artrite reumatóide, osteoartrite, apnéia do sono entre outras. Além disso, a fibromialgia não produz alterações fisiológicas que possam ser detectadas em exames convencionais de diagnostico, apesar dos conhecimentos médicos sobre a fibromialgias estarem aumentando, ainda continuam existindo controversas sobre como classificá-la e diagnosticá-la.

 A fribromialgia afeta na maior parte em mulheres, na faixa etária dos 35 anos.

Apesar dos conhecimentos médicos sobre a fibromialgias estarem aumentando, continuam existindo controversas sobre como classificá-la e diagnosticá-la.

A dor é o principal sintoma da fibromialgia e o seu controle é um dos grandes objetivos do tratamento fisioterapêutico. Além dos benefícios dos exercícios, outros recursos terapêuticos também são citados na literatura, como o desenvolvimento da Estimulação Nervosa Elétrica Transcutanea – TENS, sendo um dos recursos que ajudam melhorar a sensibilidade dolorosa, juntamente com um programa de exercícios de alongamentos musculares.

A terapia manual pode ser um recurso importante no tratamento da fibromialgia, dada as propriedades fisiológicas e psicológicas e maior interação entre o fisioterapeuta e o paciente. Indicamos também a técnica de Watsu, pois a temperatura da água entre 32º e 33° promove relaxamento da musculatura, ativação da circulação sanguínea e consequentemente alivio da dor.

A fisioterapia não deve ser somente um meio de alívio da dor, mas também de restauração da função e de estilo de vida funcional, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes. É importante que o paciente seja um elemento ativo em seu tratamento e que metas mutuas sejam estabelecidas entre o fisioterapeuta e o paciente logo no inicio do tratamento.

O Spa Sorocaba oferece esses serviços e muitos outros. Para conhecer todas as suas opções de tratamento, entre em contato e marque uma visita.

Saiba mais em Fisioterapia.

fibromialgia spa sorocaba
Especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva
Centro Avançado de Fisioterapia – SPA SOROCABA