Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

O que é Canelite?

Fisioterapia
O que é Canelite

O que é Canelite?

O que é Canelite

A canelite ou Síndrome do Estresse Tibial Medial consiste em uma lesão por sobre uso (excesso de carga), muito ligada à corrida e às práticas esportivas com traumas repetitivos. É uma inflamação que acomete o periósteo (membrana que envolve o osso) tibial e aparece quando a musculatura e as estruturas ao redor da tíbia não suportam a carga imposta, sendo uma condição bem específica de praticantes de atividades físicas, acometendo mais freqüentemente corredores.

Os sintomas mais comuns são dores na região anterior da canela (tíbia), Dor na musculatura da panturrilha, vermelhidão e aumento de temperatura no local, dor na palpação da tíbia. É maior no início e no final do treino, porque logo que o corpo esquenta e o fluxo sanguíneo aumenta a dor tende a passar. No entanto, ao passar algum tempo, o acúmulo de sobrecarga na canela leva a uma dor bem intensa.

Nos casos mais graves, a dor pode estar presente mesmo em repouso e pode apresentar uma fratura por stress da tíbia.

As principais causas da canelite estão relacionadas com a mecânica da corrida; carga de treino e traumas repetitivos, entre outros:

– Início repentino da prática de atividade física, com alta intensidade;

– O tempo de experiência no esporte. Quanto maior o tempo que o individuo realiza aquela atividade menor o risco de desenvolver lesões, como a canelite;

– Pronação excessiva, pois o desalinhamento e o desabamento do arco durante a corrida sobrecarregam as estruturas (óssea e muscular) da região da canela.

O que é Canelite

 

Importante atentar para os sinais e sintomas que o corpo mostra para nós, pois geralmente é algo para dar importância. Antes de praticar qualquer atividade física por conta própria faz-se necessário passar por avaliação médica e fisioterapêutica, a fim de proporcionar segurança e melhor rendimento para o praticante.