Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Prevenção e Reabilitação Psicocardiológica

Núcleo de Psicologia e Psiquiatria

Prevenção e Reabilitação Psicocardiológica

A ESCUTA DO SEU CORAÇÃO

 Desenvolvimento de recursos de enfrentamento da doença cardiológica.

 

 “A Escuta do Seu Coração”– Programa de Prevenção e Reabilitação Psicocardiológica visa modificar os comportamentos de risco, antes que eles causem doenças cardiovasculares  e a ajudar as pessoas a diminuírem outros fatores de risco de uma saúde frágil onde a doença cardiovascular já se instalou através TCC-Terapia Cognitiva Comportamental.

Aprender a escutar o seu coração é o objetivo do programa, onde o foco está nos fatores de riscos psicológicos que favorecem a aparição e o desenvolvimento das enfermidades cardiovasculares como traços de personalidade,  controle adequado das emoções e de fontes internas  de stress e na promoção de mudanças no estilo de vida que refletem no adoecer do coração.

O auxílio a este paciente deve proporcionar uma oportunidade para refletir, compartilhar, elaborar e desenvolver estratégias para lidar com a sua saúde e/ou doença.

Prevenção e Reabilitação Psicocardiológica

 É fundamental proporcionar apoio e um espaço onde  possam processar e expressar seus conflitos, medos, fantasias e angústias em relação à doença. É muito importante refletir sobre o tratamento, prognóstico e em relação às possíveis dificuldades  em  aderir aos tratamentos necessários e ao autocuidado.

“A Escuta do Seu Coração” oferece um momento de reflexão, autoconhecimento e a repensar o seu processo do adoecer e consequentemente  rever e transformar  suas  interpretações e estratégias para lidar com a sua saúde, a doença e a sua própria vida.

 

 

Objetivos do Tratamento de Reabilitação Psicocardiológica

Promover e manter a motivação e adesão aos tratamentos necessários, desenvolver e treinar habilidades para enfrentar situações de risco que agravam o quadro da doença daqueles pacientes onde a doença cardiovascular já se instalou e na prevenção de doenças cardiovasculares em pacientes que já apresentam fatores de risco como hipertensão, tabagismo, colesterol alto, sedentarismo, diabetes e obesidade.

Proporcionar a este paciente apoio e um espaço onde ele possa processar e expressar seus conflitos, culpas, medos, fantasias e angústias em relação à doença, tratamento e seu prognóstico e, elaborar e desenvolver recursos de enfrentamento da doença cardiológica.

Controlar o stress, a ansiedade, a depressão e os estados conflituosos presentes em todo o processo do adoecer, desde o diagnóstico, tratamento até o prognóstico da doença e minimizá-los através de técnicas da TCC- Terapia Cognitivo

Auxiliar para distinguir o que é e o que não é possível controlar, canalizar suas energias para  providências importantes como consultas médicas, realização de exames ou  mudanças necessárias no seu estilo de vida, como parar de fumar;

Auxiliar na adaptação às mudanças necessárias em relação a sua rotina diária, de sono, social, familiar, afetiva, de trabalho ou estudo e de autocuidado.

Promover a melhora da qualidade de vida através do fortalecimento de sua espiritualidade, do vínculo familiar e do convívio social.

 

Cláudia P. S. Nogueira

Psicóloga- CRP 06/32758