Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Como surgiu a hidroterapia

Fisioterapia

Como surgiu a Hidroterapia

A hidroterapia, originada das palavras gregas hydro (hydor, hydatos = água) e therapéia (tratamento), tem apresentado grande prestígio como forma alternativa de tratamento para pacientes portadores de deficiências físicas, incluindo-se aqueles com doenças neurológicas. Entretanto, este não é um método novo .

A hidroterapia em Spas começou no  século IXX , onde em 1830 foi construída a primeira casa de banho em Hot Springs, Arkansas-E.U.A.

A classe média tinha como objetivo o turismo e o lazer mais do que a terapêutica. Na América, escolas médicas começaram a ensinar os conceitos de hidroterapia.

Cada Spa tinha um médico e, geralmente, eles eram os proprietários . Na América, os Spas com objetivos de recreação e interação social eram conduzidos em conjunto com a hidroterapia.

Logo após a guerra civil, no final do século,  houve um aumento transitório do número de Spas no Estados Unidos,  embora houvesse valor curativo e muitos médicos continuassem mantendo o interesse pelo valor da hidrologia médica.

No entanto, com o decorrer do tempo foram estudados métodos como abordagens hidroterapêuticas do  Método “Bad Ragaz”. Bad Ragaz, é uma cidade na Suíça que foi construída ao redor de um Spa de águas termais.

As águas deste Spa alimentavam três modernas piscinas, que começaram a serem utilizadas para exercícios em 1930 . Em 1957 o Dr Knupfer desenvolveu, na Alemanha, a técnica original do Método “Bad Ragaz”, que foi trazida para a cidade de Bad Ragaz por Nele Ipsen.

A proposta inicial desta técnica foi a de promover a estabilização do tronco e extremidades, e também trabalhar com exercícios resistidos. Os exercícios foram primeiramente executados num plano horizontal.

O paciente era auxiliado com flutuadores (anéis) no pescoço, quadril e tornozelos, e por isso a técnica ficou conhecida como “método dos anéis”.

 

Técnicas de Hidroterapia

As técnicas do “Bad Ragaz” foram passadas de terapeuta para terapeuta, mas só foram publicadas em 1970, em Alemão, por Beatrice Egger que desenvolveu a técnica de Facilitação Proprioceptiva Neuromuscular aplicada por Bridget Davis.  

A língua foi um dos obstáculos para muitos fisioterapeutas americanos que começaram a ouvir sobre o “método dos anéis” nos Estados Unidos.  As técnicas modernas do Bad Ragaz incorporaram técnicas de movimento com planos diretos e padrões diagonais com resistência e estabilização realizadas pelo Fisioterapeuta .

Foram utilizados exercícios com o paciente posicionado horizontalmente, com auxílio de flutuadores, ou estabilizado na borda da piscina. As técnicas consistiam em: redução do tônus, treino de marcha, estabilização do tronco e exercícios ativos e resistidos .

Estas foram utilizadas em pacientes ortopédicos e neurológicos. O Método Halliwick foi desenvolvido por James McMillan em 1949 na Halliwick Escola para garotas em Southgate, Londres. A proposta inicial foi a de auxiliar pessoas com problemas físicos a se tornarem mais independentes para poderem praticar a natação.

A ênfase inicial do método era recreativa,  com o objetivo de independência na água. Com o decorrer dos anos, McMillan manteve a sua proposta original e adicionou outras técnicas a este método. Mais recentemente, estas técnicas têm sido usadas por muitos terapeutas para tratar crianças e adultos.

Hoje em dia o tratamento é orientado por fisioterapeutas  e que consiste na reabilitação física de pacientes com diferentes tipos de distúrbios,  utilizando  objetos como pesos, bolas e arcos para estimular e acelerar a recuperação dos pacientes.

A resistência provocada pela água, sua densidade, pressão e viscosidade proporcionam ao indivíduo uma recuperação prazerosa e sem dor. Na água é mais fácil executar os exercícios físicos do que na fisioterapia comum, isso se deve ao fato do peso do paciente ser reduzido quando submerso em água.

Hidroterapia – Tratamento Fisioterapia

 

Benefícios da Hidroterapia

A hidroterapia proporciona o fortalecimento da musculatura, melhora o equilíbrio, aumenta a consciência corporal, melhora o funcionamento cardíaco, auxilia no tratamento de hematomas causados por traumas, melhora a circulação sanguínea, diminui o stress e é relaxante. Atletas que se encontram lesionados, tem uma recuperação acelerada ao utilizar a hidroterapia como recurso terapêutico. – Efeito psicológico: melhora a moral e autoconfiança do paciente.  – Maior liberdade de movimento: possibilita trabalhar grandes grupos musculares em grandes amplitudes de movimento em diferentes direções ao mesmo tempo de forma segura. – Reduz a sensibilidade à dor: possibilita a realização de exercícios que em terra seriam dolorosos. – Aumenta de 6 a 15 vezes a resistência ao exercício em relação ao ar. – Reduz a ação da força gravidade: beneficia o início de descarga de peso; auxilia pacientes com peso excessivo e permite as gestantes realizarem exercícios aeróbicos com segurança. – Melhora a musculatura respiratória: uso desta musculatura à simples imersão. – Melhora a consciência corporal, equilíbrio e a estabilidade proximal do tronco – técnica BadRagaz. – Aumenta a circulação periférica: condições de pele ,pela pressão hidrostática e temperatura da água.

Contra Indicação:

Para indivíduos que possuem doenças transmitidas pela água como cólera ou tifo, que apresentam febre a partir dos 38 graus,  com insuficiência cardíaca ou histórico de epilepsia.

 Para que serve a Hidroterapia:

A Hidroterapia é a união dos exercícios aquáticos com a terapia física indicada para várias patologias.

As utilizações dos princípios físicos da água em conjunto com o calor da mesma  são responsáveis pelas respostas fisiológicas osteomusculares.

A hidroterapia é indicada para indivíduos com lesões musculares, indivíduos com fraturas, com artrite, artrose ou reumatismos, problemas ortopédicos, neurológicos, psicológicos e respiratórios.

Pode apresentar modificações fisiológicas como aumentar a frequência cardíaca e respiratória , suprimento sanguíneo para os músculos, metabolismo muscular, circulação periférica, retorno venoso, taxa metabólica, relaxamento muscular.

Pode também diminuir a pressão sanguínea, edemas, sensibilidade nos terminais nervosos.

 

Como surgiu a Hidroterapia

Tratamento Fisioterapia - Hidroterapia
Entre em contato com o SPA Sorocaba e desfrute dos melhores procedimentos, estamos esperando seu contato! Conheça também nossos outros tratamentos redutores.