Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Obesidade precoce, tudo que você precisa saber!

Educação Física
Obesidade Precoce

Obesidade precoce, tudo que você precisa saber!

Obesidade precoce, está cada vez mais difícil de controlar

Está cada vez mais difícil a luta contra a obesidade precoce e o exemplo familiar de má alimentação, e os novos meios de lazer caracterizados por sedentarismo,  são fatores que influenciam na prevalência de sobrepeso e obesidade em idades cada vez mais precoces.

Esses e outros fatores, geralmente, têm influência do nível socioeconômico do indivíduo.

Tendo em vista que,  na maioria das vezes, essa classe ser, em tese, mais esclarecida, ela apresenta um maior acesso às tecnologias como jogos eletrônicos e comodismos que acabam agravando ainda mais a falta da atividade física.

E ainda possui uma alimentação caracterizada por fastfoods e comidas industrializadas, contribuindo para o excesso de peso.

A atuação  do professor de Educação Física na escola com a conscientização dos problemas causados pela má alimentação e os benefícios da prática de atividade física, bem como o modo de trabalho para a motivação e gosto pela atividade física podem ser ferramentas eficientes na prevenção e até mesmo na reparação do excesso de peso e suas doenças associadas.

Esse é o maior desafio entre os pesquisadores e profissionais da área de saúde, pois como se sabe, a obesidade é um fator agravante e proporcionador de várias outras doenças, como por exemplo: cardiopatias, hipertensão arterial, diabetes, respiratórios e até mesmo motores.

No problema obesidade, o fator mais alarmante entre os profissionais da área, é o crescimento desenfreado da doença em indivíduos cada vez mais novos, causando assim um grave problema para a saúde e economia do país já que uma criança obesa apresenta maior probabilidade de se tornar um adulto obeso, e conseqüentemente,  com maiores gastos públicos.

Com doenças desencadeadas pela obesidade que antes eram adquiridas, geralmente, apenas na terceira idade,  e sendo agora também encontradas em crianças. Ser saudável é estar em completo bem estar físico, social e mental e muito desses fatores podem ser trabalhados pelos professores de Educação Física.