Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

O desejo pelo emagrecimento

Educação Fisica
O Desejo pelo Emagrecimento

O desejo pelo emagrecimento

O Desejo pelo emagrecimento

 

Na pré-história, a luta diária para encontrar alimento, entre outras condições
necessárias à sobrevivência, obrigava o organismo humano a ter uma grande
capacidade de estocar energia, para essa finalidade, o organismo produzia gordura
de maneira constante, a qual rapidamente era metabolizada para suprir as
necessidades do modo de vida dos nossos antepassados. Com o passar dos anos e com a crescente mudança de hábitos de vida devido à chegada da tecnologia, esse “estoque de gordura” que antes era benefício, transforma-se numa epidemia conhecida como obesidade.

Paralelo a essa realidade, tem aumentado também o número de pessoas que
buscam a atividade física orientada, deste modo, é provável que essas pessoas
procurem a prática de exercícios físicos na perspectiva do emagrecimento. O treinamento aeróbio de intensidade moderada tem sido o mais praticado nessa perspectiva. Neste sentido é comum observarmos o aumento significativo de praticantes de corrida em parques, pistas, praias e eventos esportivos. Paralelo a isso, o treinamento de força é bastante praticado na perspectiva do aumento da massa muscular, esses exercícios resistidos são praticados por portadores de diversas patologias, entre elas a obesidade, com a finalidade da perda de peso ponderal que conseqüentemente irá auxiliar em maior qualidade de vida dessa população.

 

Considerando que muitas pessoas que escolhem fazer exercícios físicos
visando o emagrecimento, objetivam não só a saúde, mas também a estética que está
diretamente ligada à perda de peso. Este pensamento pode contribuir como estratégia de emagrecimento permanente, que irá muito além do emagrecimento mais também melhora a capacidade física funcional do indivíduo, melhora da marcha, aumento de massa magra, melhora resistência aeróbica e diminui os riscos de outras morbidades. Claro que aliado a orientações para mudança de hábitos alimentares que permaneçam após alcançar a perda de peso.

 

Entendendo que a atividade aeróbia oferece benefícios diferentes daqueles
oferecidos pelo treinamento de força, logo a combinação dos dois parece ser a receita
ideal no auxílio de prevenção e tratamento de diversas patologias. Contudo vale ressaltar a importância do profissional em Educação Física na elaboração e prescrição das atividades.